Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Atualmente o assunto que aterroriza a maior idade é essa tal da Osteoporose. Para entendermos um pouco mais sobre o assunto e esclarecer as suas dúvidas, conversamos com o médico ortopedista e traumatologista, Dr. Ebenone Silva, do Centro de Especialidades Médicas – CEM.

De acordo com o médico, o esqueleto humano representa 15% do organismo, onde a massa óssea estará completa por volta dos 22 a 25 anos, tanto no homem quanto na mulher. A partir dos 35 anos há naturalmente uma perda gradual da densidade óssea que pode levar, com o passar dos anos, a osteoporose.

“Trata-se de uma doença silenciosa, progressiva, que não provoca sintomas, na sua fase inicial, e quando instalada, predispõe às fraturas. Afeta mais mulheres que homens numa proporção de uma a cada cinco mulheres, principalmente na pós menopausa”, explica Ebenone.

Vários são os fatores que predispõe ao surgimento da osteoporose, como: História familiar; Pele clara; Tabagismo; Uso crônico de corticóides; Má alimentação e Sedentarismo.

“O diagnóstico se dá através da história clínica e se confirma com um exame complementar chamado de densitometria óssea”, informa o médico.

Dr. Ebenone falou sobre algumas formas de tratamento e prevenção da doença. “As atividades físicas entram, não apenas no tratamento, como também na prevenção desta doença. O fortalecimento e o alongamento muscular, associado, se possível, a uma simples caminhada 30 a 40 minutos 3 vezes por semana, é o suficiente para tratar e prevenir a osteoporose. Logicamente, que associar uma alimentação balanceada, e especificamente de acordo com cada caso, a reposição de cálcio e tomar sol, nos horários seguros, também contribuem com o tratamento. A caminhada, contribui para aumentar a densidade óssea pois estimula a captação de cálcio da corrente sanguínea e sua colocação na estrutura óssea. Além disso, para as pessoas que não apresentam contraindicação, esta atividade mantém lubrificada as articulações, contribui para a tonificação muscular e melhora a capacidade cardiorrespiratória, reduzindo ainda os riscos de outras comorbidades quando presentes”.

Ajudamos a tirar suas dúvidas? Comente o que achou e mande-nos mais perguntas se ainda não conseguimos esclarecer o o que você quer saber para o e-mail blogrochanyrocha@gmail.com, ou envie-nos um whatsapp para 87 9. 9972-3972 e deixe seu cometário na matéria.

Ah!!! Não esqueça que no CEM – Centro de Especialidades Médicas, você encontra o exame de densitometria óssea , que deve ser feito principalmente pelas mulheres que entraram no período de menopausa , como forma de rastrear o início da osteoporose , para melhor prevenção e tratamento adequado .

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe um comentário: