Destaques

Dicas para cuidar dos cabelos no verão

O verão é marcado por diversos passeios que envolvem água: muitas pessoas aproveitam para ir à praia ou curtir alguns dias em local que tenha piscina. Apesar de esses lugares proporcionarem momentos prazerosos, podem representar desespero para os cabelos.

É que se não forem tomados os cuidados da forma certa, após o contato com a água do mar ou a de piscina, juntando os efeitos dos raios UVA e UVB, que provocam ressecamento e perca de queratina, as madeixas sofrem danos a curto e longo prazo. Por isso, é preciso tomar algumas medidas para que os cabelos não fiquem ressecados e quebradiços, já que todos esses elementos colaboram para que os fios percam a força rapidamente.

Segundo a cabeleireira Géssica Araújo, ” O sol é responsável por degradar a estrutura dos nossos fios, deixando-os ressecados e quebradiços. Em contato com o cabelo desprotegido, a radiação solar causa danos à fibra capilar e, por isso, protegê-los é indispensável. Os raios UVB são os maiores responsáveis por danificar a queratina dos fios, deixando os cabelos mais frágeis. Já os raios UVA oxidam e desbotam a cor, independente se os fios tiverem tons naturais ou artificiais.”

Géssica Araújo dá dicas para cuidar dos cabelos no verão.

Por isso, é importante ter uma atenção extra antes e depois dos banhos de mar e piscina. “Procure utilizar proteção nos cabelos quando expostos ao sol, como chapéus e bonés. Alguns chapéus, bonés e cosméticos já possuem fator de proteção para os cabelos. Outro passo importante é hidratá-los e restaurá-los após um dia de exposição intensa, para conquistar fios brilhosos e bonitos”, orienta Géssica.

A profissional ainda ressalta que cabelos quimicamente tratados precisam de mais atenção. “Eles tendem a desbotar com facilidade, e os cabelos loiros podem focar verdes após um dia de água na piscina, por conta do sulfato de cobre, substância presente na água. Nesses casos, a dica é usar bastante produto emoliente que devolva a hidratação e umectação do cabelo, e fazer um cronograma capilar não usando reconstrução durante esse período”.

Outra dica importante é tomar uma ducha de água doce quando sair da praia ou piscina, para tirar o sal e o cloro que estão no fio.

Também é recomendado usar fotoprotetores específicos para o cabelo e no mercado existem vastas opções para isso, além de hidratar os fios por meio da formação de uma película resistente.

Para evitar que os fios fiquem ainda mais frágeis, a recomendação é hidratar os fios sempre. “O ressecamento dos fios é o principal dano que a água do mar ou piscina combinada à radiação solar causam. Também é bom deixar secador, babyliss e prancha de lado.
Dê atenção especial ao couro cabeludo. Aposte nos leave-ins com proteção solar e evite prender o cabelo com frequência. Use óleos com termo ativo e curta o verão com muita alegria”, finaliza Géssica.

Open chat