Lifestyle Saúde

Você está cuidando bem do seu joelho!?

Já sofreu com dores nos joelhos durante ou após os exercícios físicos? Comigo sempre acontece de ouvir alguns barulhinhos estranhos quando faço alguns exercícios especificamente, então questionei meu super-hiper-mega Personal Romero Ferraz e a resposta me deixou com mais cuidado ainda…
De acordo com Romero esse mal é muito mais comum do que você imagina. As dores podem atingir muitas pessoas, com diversas causas possíveis. “Por ser uma articulação fundamental na locomoção, é sobrecarregada, continuamente, pela ação de forças internas e externas, fazendo com que suas estruturas sejam comprimidas e tracionadas em diferentes direções”, explicou.
Entre os fatores que podem causar problemas nesta articulação, podemos destacar:
– Características genéticas e anatômicas: podem produzir ângulos favoráveis a desgastes na cartilagem dos joelhos, como é o caso popular do “joelho em X”.
– Sobrepeso: o excesso de peso representa um estresse grande sobre os joelhos, acelerando seu desgaste e agravando lesões. Quando realizamos caminhadas, recebemos uma vez e meia o peso corporal sobre o membro inferior. Quanto maior a velocidade da caminhada, maior será o tamanho dessa sobrecarga. Já na corrida, essa proporção vai para duas vezes e meia o peso do corpo. Quanto maior o peso, maior a sobrecarga recebida no joelho.
– Ação muscular desequilibrada: as estruturas articulares do corpo estão sujeitas às forças internas geradas pela contração de músculos que exercem tração em diferentes direções. Quando não há equilíbrio entre estes músculos, anteriores e posteriores de coxa, por exemplo, a estabilização correta do joelho fica prejudicada. Isso também ocorre com o quadríceps, um músculo que contém quatro partes. Caso ocorra um desequilíbrio muscular entre a força de sua porção de fora e de dentro, gera-se um efeito de lateralização da patela, uma das causas da condropatia denominada Condromalácia Patelar.
“Quando há patologia instalada, o tratamento e o protocolo de fortalecimento dependem do tipo de lesão ou desgaste. Nestes casos, é fundamental que o aluno procure a orientação de um educador físico especializado, que trabalhará em parceria com o médico e/ou o fisioterapeuta, quando necessário”, alerta o Personal completando que, como orientação geral, “é necessário fortalecer os músculos que dão estrutura aos joelhos (anteriores e posteriores de coxa) antes de submetê-los às exigências de atividades cíclicas como caminhar, correr, pular, saltar; bem como, por atividades esportivas e rítmicas”.
A pressa de perder peso leva muitas pessoas a correrem precipitadamente na esteira. Com isso, há grandes chances de ter que interromper o programa de exercícios com dores e inflamações. Por isso, fique atento aos sinais do seu corpo e siga sempre as recomendações dos professores para um resultado seguro. 

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário