Destaques

Mês das Mulheres: Dany Epaminondas e sua luta pela causa animal

Daniela Carla Barros de Almeida (47)

Criada pelos avós, essa serra-talhadense mostra diariamente sua bravura. Defensora dos animais, Dany Epaminondas, como é popularmente conhecida, tem papel de destaque na sociedade por diversas ações em pról dos animais.

De personalidade forte, Dany confessa que desde muito nova, já era uma jovem à frente do seu tempo. Comportamento esse que lhe conferiu muitos julgamentos e preconceitos. Mãe aos 19 anos, se viu na necessidade de trabalhar em tudo que aparecia. E o amor pelos bichos veio junto ao amor do primeiro filho, que adorava animais.

Com a segunda gestação não foi diferente. Daniela cuidava dos filhos sozinha, cargo cujo qual ela se orgulha muito, por ter filhos muito bem criados. Mas faltava alguma coisa. Faltava um amor diferente. Foi então que um cachorro bastante machucado lhe apresentou uma nova possibilidade de amar.

Procurou o apoio de Neguinho (presidente da ONG Animal Feliz, falecido), que atuava fortemente no cuidado dos animais de rua, e percebeu a necessidade de se engajar na causa. Já que apenas uma pessoa não teria condições de fazer muito.

Passou então a ser voluntária na ONG Animal Feliz há 5 anos. Tendo como sede, nos últimos 2 anos, no Hospital Municipal Veterinário. Com o falecimento de Neguinho, Dany continuou o trabalho iniciado por Neguinho.

“Neguinho abriu mão da sua vida por essa causa. Deixava de se alimentar e tomar sua medicação para que não faltasse comida e remédio para os bichos. Não era justo que tudo que ele havia conquistado ficasse perdido por falta de voluntários. Nem era justo com os animais de rua”.

Com o tempo foram aparecendo mais voluntários e após 1 ano, vimos a oportunidade e necessidade de se criar o Abrigo Amigos 4 Patas. Cerca de 20 pessoas no total se dividem para cuidar e administrar o abrigo.

Questionada sobre as maiores dificuldades que encontrou, Dany afirma que a falta de apoio para continuar mantendo o abrigo, através de doações e atividades extras, como: rifas, bazar, etc.

“As despesas são diárias, com remédios básicos e ração, além de aluguel do abrigo, água e luz. Temos poucos doadores fixos. Portanto realizamos outras ações para arrecadar dinheiro, e o que falta, nós pagamos do próprio bolso”.

Contando com o apoio incondicional da família, a voluntária conta que as críticas da sociedade dão força e mais garra para mostrar que é possível fazer a diferença.

“A gente cuida de vidas. Independente de ser animal racional ou irracional, como muitas pessoas acham que não precisa cuidar por serem só ‘animais’, mas eles tem vida como nós, com uma diferença: Enquanto você faz 100% para o homem, um ser julgado racional e não tem o reconhecimento, como se nunca tivesse feito nada, para o ser ‘julgado’ irracional, basta você fazer 1%, que é colocar uma vasilha com comida e água, ele lhe vê no meio da rua e é grato a você pra o resto da vida. Eles sabem o que é o amor e reconhecem. Com eles você sente o amor no olhar, na abanadinha de um rabo e é simples demais você conhecer esse amor. Você não precisa fazer muito”, desabafa com lágrimas nos olhos.

E é com o desabafo dessa mãe e avó apaixonada pela netinha, que finalizamos nossa segunda homenagem a essa mulher guerreira que faz a diferença em Serra Talhada. Feliz dia das Mulheres!!   

 

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário