Destaques Entrevistas

Mês das Mulheres: Mônica Cabral e a luta pelas minorias

MÔNICA FERREIRA CABRAL (36)

Criada em meio aos grandes movimentos e vivenciando a luta pelas minorias, protagonizada por seu pai e sua tia, Mônica Cabral, sempre buscou viver da forma que tinha vontade, sem se preocupar com os modelos de mulher formado pela sociedade. Aos 14 anos saiu de casa para estudar e, logo precisou se posicionar num universo de homens, onde dos 40 alunos de sua turma da Escola Técnica, apenas 2 eram mulheres.

“Assumi meu cabelo de fuá, minha postura e sou conflituosa em alguns questionamentos. Os problemas que as mulheres em situação de risco passam, em vários aspectos, são também os meus problemas como mulher. Não tem como não sentir o peso e a responsabilidade de ser interlocutora dessas mulheres”.

Percebeu então a necessidade de fazer algo que mudasse aquela realidade. Em 1999 entrou para o Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Nordeste, onde se identificou e dedicou-se por 10 anos. Parando apenas para vivenciar a experiência de ser mãe.

 “Sou feminista. Vejo os homens de forma diferenciada, acredito que isso me proporcione uma imagem também diferenciada para os homens e não percebo os assédios”.

Dois anos depois, retomou a militância, conquistando vários espaços dentro do movimento, sendo, então, convidada a ser Secretária da Mulher no Município de Serra Talhada, conquistando vários prêmios e reconhecimento a nível estadual e federal, através dos trabalhos desenvolvidos com mulheres em situação de vulnerabilidade.

“Fazemos um projeto inovador no município, com o desejo de desconstruir uma cultura machista e de submissão. Nós mulheres ainda somos silenciadas em muitas ocasiões e não podemos deixar que isso aconteça”.

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário