Destaques Entrevistas

Mês das Mulheres: O legado cultural de Cleonice Maria para Serra Talhada

Se você percorre a cidade de Serra Talhada, com certeza já deve ter presenciado alguma apresentação artística do Grupo Cabras de Lampião não é mesmo? Pois bem, hoje o grupo comemora seus 22 anos de muitas histórias e muita estrada, mostrando o que há de bom na terra de Lampião, através da arte. Por todas as regiões do Brasil e em algumas cidades do exterior, esse grupo fantástico pode levar um pouquinho de cada um de nós, nordestinos e guerreiros.

Mas nada disso seria possível se não tivesse um Maria por trás. Um Maria como tantas outras. Mas uma Maria forte e sobrevivente. Sobrevivente da falta de oportunidade, sobrevivente do preconceito e sobrevivente da falta de incentivo.

CLEONICE MARIA DOS SANTOS

Filha do casal de pequenos agricultores Sr. Severino e Dona Anália, Cleonice iniciou a sua militância cultural muito jovem juntamente com seus irmãos Edvaldo e o saudoso Gilvan. Brincando de fazer teatro, esses três jovens foram provocados pelo padre da paróquia do Alto da Conceição a apresentarem um peça na igreja. Daí em diante, essa Maria guerreira nunca mais parou. A jovem humilde que nunca havia assistido a uma peça de teatro, tampouco estudado sobre o assunto, protagonizava cenas importantes na história da cultura de Serra Talhada.

Vários grupos de bairros diferentes foram se conhecendo, se misturando e se envolvendo nessa forma simples de fazer arte. Certo dia, Maria conheceu Domá, ou melhor, Anildomá Willans, um cara um pouco mais experiente em teatro, e quem Maria se deslumbraria, não só pela arte que Domá fazia, mas pelo sentimento de companheirismo e cumplicidade entre o casal. Crescente e forte a cada dia. Nascia então o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, hoje, a mais importante instituição cultural do município de Serra Talhada.


“O teatro sempre foi minha paixão. Lembro de inúmeras vezes, grávida, perto de ganhar neném, apresentando uma peça e as pessoas me questionando. Já com filho pequeno acompanhando o trabalho dos pais e a sociedade nos chamando de loucos, ‘como pode uma criança deste tamanho na rua essa hora’. Mas foi nossa decisão. Eu e Domá decidimos juntos que viveríamos de arte e foi o que fizemos a vida inteira. Sustentamos nossos filhos e mantemos nossa família com arte e deu certo”.

O mês de março é triplamente especial para essa Maria. É o mês da mulher, e ela se destaca, por fazer arte num lugar onde não se tinha oportunidades, onde a sociedade machista apontava outras realidades para as mulheres e Cleonice, com muita confiança no que fazia, mostrou que é possível sim, ser mulher, mãe, esposa e ser artista. No mês de março é comemorado seu aniversário e o mês de março comemoramos juntos o início das atividades da fundação Cabras de Lampião.

Cleonice tem uma longa folha de serviços prestados à cultura de Serra Talhada, como atriz, dançarina e coreografa do mais brilhante grupo de Xaxado de que se tem notícia. Atualmente, ela vem gerenciando a Fundação Cultural Cabras de Lampião – mostrando mais uma vez que mulher tem pulso forte sem “perder a ternura jamais” para cuidar e bem da grande estrutura que se tornou a fundação.

“Em toda a minha vida cultivei três grandes paixões. Minha família em primeiro lugar sempre, a Cultura como meu objetivo de vida e o Partido dos Trabalhadores – PT, como mecanismo de luta e solidariedade com as minorias”.

Cleonice encontrou tempo para se dedicar aos estudos e formou-se em História pela Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada, sendo aprovada com louvor. Diga-se que seu tempo sempre foi muito curto porque ser dona de casa, cuidar de marido, dois filhos e netos “não é mole” – como ela sempre diz.

Nossa homenagem de hoje é para essa mulher maravilhosa, que dedica seu tempo fazendo o que mais gosta – servir à cultura. Primeiramente Feliz dia das Mulheres, Feliz aniversário (12/03), e finalizamos dando os Parabéns à essa cangaceira da cultura pajeuzeira, Cleonice Maria, por comandar a Fundação Cabras de Lampião com tanta competência e dedicação, sempre com esse sorriso largo no rosto.

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário