Hoje é o dia em que os profissionais que levam informações coerentes para que você tome suas próprias decisões: Jornalistas, comemoram uma das principais conquistas dentro da história.
O Dia do Jornalista, foi instituído em 1931, por decisão da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), como homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, morto por inimigos políticos em 1830.
Líbero Badaró, como era mais conhecido, era um oposicionista ao imperador D. Pedro I e foi o criador do Observatório Constitucional, jornal independente que focava em temas políticos até então censurados ou encobertos pelo monarca. Badaró era defensor da liberdade de imprensa e morreu em virtude de suas denúncias e de sua ideologia que contrariava os homens do poder.
A morte de Badaró alimentou ainda mais a crise que começava a se instaurar no império de D. Pedro I. A revolta de populares e políticos que eram contra a repressão do monarca tornaram sua permanência no poder cada vez mais perigosa, uma vez que atos violentos estavam acontecendo frequentemente. Esse foi um dos fatores que levaram à renúncia de D. Pedro em 07 de abril de 1831.
E nesse cenário de luta para que o povo tomasse conhecimento dos erros cometidos por quem deveria cuidar bem de nossa pátria, continuamos até os dias atuais. Muito já sofremos com as inúmeras tentativas de calar a mídia. De censurar as informações para a população. Ainda hoje, vemos situações em que a “liberdade de expressão” é surrupiada do povo. Mas não podemos nos calar. E é para a sociedade que servimos. Somos funcionários do povo. Somos detetives, investigadores e fiscais das pessoas. Portanto, gostaria de parabenizar a todos os jornalistas, locutores e todos que, direta ou indiretamente, atuam fortemente para que o jornalismo aconteça, independente de ser o profissional de jornalismo ou não. Parabéns Colegas! Vamos em Frente!
Deixe um comentário