Acontece Destaques

24 de abril – Dia Mundial de Combate à Meningite

Hoje é o Dia Mundial de Combate à Meningite, essa inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro, e é causada principalmente por bactérias ou vírus, por isso existem diversos os tipos de meningites. Nem todas são contagiosas ou transmissíveis. Em princípio, pessoas de qualquer idade podem contrair meningite, mas as crianças menores de cinco anos são mais atingidas. A meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo e é contagiosa.

Causas

A meningite pode ser transmitida pelo doente ou pelo portador através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra. Nem todos que adquirem o meningococo ficam doentes, pois o organismo se defende com os anticorpos que cria através do contato com essas mesmas bactérias, adquirindo portanto, resistência à meningite. As crianças de 6 meses a um ano são as mais vulneráveis ao meningococo porque geralmente ainda não desenvolveram anticorpos para combatê-la. A meningite é uma doença grave e devemos estar alertas para os sinais e sintomas porque, se diagnosticada e tratada logo, pode ser curada sem deixar sequelas para o doente. Qualquer caso de meningite precisa ser comunicado às autoridades sanitárias, pelo médico ou pelo hospital onde o paciente está sendo tratado.

Prevenção

Existe vacina contra alguns tipos de Meningite Meningocócica, para os tipos A, C, W135 e Y, porém elas não são eficazes em crianças menores de 18 meses. Em crianças maiores de 18 meses e adultos a proteção da vacina dura de 1 a 4 anos:

– Vacina Haemophilus Influenzae do tipo b

– Vacina pneumocócica conjugada

– Vacina Meningocócica C Conjugada.

Sintomas de Meningite

Entre os sintomas mais comuns da meningite estão:-febre alta;dor de cabeça forte;vômitos (nem sempre, inicialmente);rigidez no pescoço (dificuldade em movimentar a cabeça);manchas cor de vinho na pele;estado de desânimo, moleza.

Nos bebês pode-se também observar:

– Moleira tensa ou elevada

– Gemido quando tocado

– Inquietação com choro agudo

– Rigidez corporal com movimentos involuntários, ou corpo “mole”, largado.

Tratamento de Meningite

Após a avaliação médica e a análise preliminar de amostras clínicas, o paciente ficará internado e o tratamento da meningite será realizado com antibióticos específicos.

Convivendo/ Prognóstico

– Estejam atentos aos sinais e sintomas da meningite, principalmente em crianças menores de 5 anos

– Procurem imediatamente um médico para um diagnóstico seguro e tratamento eficiente

– Se seu filho tiver febre alta, não o mande para a escola. Procure um médico para saber o motivo da febre

– Avisem a escola se seu filho estiver com meningite

– Após a alta do paciente não existe mais perigo de contaminação, portanto essas crianças não precisam ser evitadas ou discriminadas, voltando normalmente a frequentar a escola

– Não há necessidade de fechar escolas ou creches quando ocorre um caso de meningite entre os alunos, professores ou funcionários da escola, pois o meningococo não sobrevive no ar ou nos objetos

– A limpeza e a higiene devem ser as habituais. Não há necessidade de inutilizar ou desinfetar objetos de uso pessoal do doente.

*Interne.com

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário