Acontece Destaques

Serra Talhada terá Workshop de Inclusão Educacional

Nos dias 10 e 11 de novembro, Serra Talhada vai dar o ponta pé inicial para uma inclusão escolar mais justa, com a realização do Primeiro Workshop de Inclusão Escolar na Prática: da educação infantil ao ensino superior de Pernambuco, que acontecerá na Câmara de Vereadores.

O evento, tem como principal objetivo orientar pais e professores, sobre a conduta, direitos e deveres de cada personagem ativo desse processo desde a chegada de uma criança com deficiência na escola.

De acordo com Ellen Poliana, voluntária da APAE e mãe de uma criança com deficiência educacional, “o curso visa esclarecer o que a escola precisa fazer a partir da chegada de uma criança com necessidades especiais. Qual é o papel do professor, qual a função do mediador, do coordenador e o que os pais podem cobrar da escola, para que eles não cobrem nem de mais nem de menos”, explica.

A falta de conhecimento no assunto, muitas vezes deixa que aconteçam erros nos processos de ensino/aprendizagem. Foi com essa ideia que a comissão organizadora do evento convidou 3 psicopedagogas, que também são professoras da rede municipal de ensino, com experiência teórica e a experiência prática do dia a dia. “O curso completo tem duração de 80 horas. Estamos trazendo apenas 1 módulo, com duração de 12h, mas a ideia é, futuramente, trazer o todos os outros módulos”, afirma Ellen Poliana.

O evento é voltado para professores, pais, mediadores, psicopedagogos, psicólogos, estudantes de pedagogia, serviço social e demais licenciaturas das áreas afins.

Marília Cavalcanti, assistente social da APAE de Serra Talhada, destacou a importância na realização do curso. “Esse é mais um ponta pé para a inclusão desses jovens, não apenas nas escolas regulares, mas também, no mercado de trabalho. A nossa realidade é fazer com que toda sociedade entenda o potencial de cada um e reforçar que a estimulação começa logo na infância, onde o jovem inicia seu aprendizado tanto na escola regular como na Apae”.

A inclusão é muito recente, muitos pais não conhecem os direitos dos filhos e os professores não sabem o que fazer. Algumas crianças têm direito a um mediador em sala de aula, além de ter o conteúdo curricular adaptado às suas necessidades, bem como adaptações nos livros.

Para o Presidente da APAE de Serra Talhada, Silberto Fortunato, esse workshop será um marco na inclusão de Serra Talhada e região. “O evento não vai apenas capacitar mais profissionais a agirem como agentes de inclusão, vai atualiza-los com relação às leis de inclusão e quebrar paradigmas”, conclui Silberto.

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário