Acontece Destaques

Projeto Passeando pela história recebe alunos e professores de Triunfo – PE

“PASSEANDO PELA HISTÓRIA – MUSEU DO CANGAÇO” recebe agora a cidade de TRIUNFO. Nesta quarta (08),  cem alunos e professores da Oásis do Sertão desembarcam no município de Serra Talhada,  Capital do Xaxado para reviver as histórias do Cangaço e descobrir curiosidades  acerca da terra natal do cangaceiro Lampião, por meio deste projeto que teve início em abril com o compromisso de trabalhar com os 17 municípios do Sertão do Pajeú. O projeto que tem Patrocínio da Caixa Cultural é direcionado aos professores e estudantes das escolas públicas do Sertão do Pajeú, que além de conhecer a história do seu povo, vão vivenciar lugares que foram palcos de acontecimentos históricos entre Virgulino Ferreira e seus inimigos.

Nas primeiras horas da manhã os alunos são recebidos no MUSEU DO CANGAÇO, em seguida seguem o roteiro:

Pedras da Emboscada, onde aconteceu o primeiro confronto armado entre a família os Ferreira e Zé de Saturnino (seu primeiro inimigo).

Casa Grande da Fazenda Pedreira (palco de memoráveis confrontos com cangaceiros) e desemboca na Casa de dona Jacosa, avó materna de Lampião, ali, ele nasceu e viveu até sua maioridade.

Praça Agamenon Magalhães, que originou o município (marco zero) e mantém os casarios construídos nos séculos XVIII e XIX. Igreja do Rosário.

Matriz da Penha, com seu estilo neoclássico com ares de modernidade.

Casa da Cultura – Museu da Cidade, que conta com muitas histórias e lendas que permeiam o imaginário popular e onde os jovens terão contato com o acervo cultural da cidade.

Museu do Cangaço, o maior do gênero no Brasil, que funciona na antiga estação ferroviária (prédio de 1957) e que têm fotos e objetos, como utensílios domésticos, armas, livros, filmes e documentários sobre os cangaceiros, as volantes e outros personagens que foram parte forte da história do cangaço e do nordeste brasileiro.

Os visitantes são recebidos por monitores que narram alguns fatos nesse passeio pela história. Alunos e visitantes participam de uma palestra com o pesquisador e escritor do cangaço, Anildomá Willans de Souza, que têm quatro livros publicados sobre o tema.

É servido um almoço com a culinária típica sertaneja e a passeio é finalizada com uma apresentação do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, dança criada pelos cangaceiros.

O Projeto PASSEANDO PELA HISTÓRIA – MUSEU DO CANGAÇO tem o patrocínio da CAIXA CULTURAL, da Caixa Econômica Federal / Governo Federal.

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário