Destaques Saúde Estética

Dificuldade para enxergar de perto? Pode ser hipermetropia ou presbiopia

Você já deve ter visto, e se perguntado, por que algumas pessoas distanciam os livros para conseguir lê-los? O motivo para isso, pode ser dois problemas na visão chamados hipermetropia ou presbiopia.

As duas dificuldades são caracterizadas por quem tem dificuldade em enxergar objetos próximos (de perto), principalmente para leitura. O que diferencia uma da outra é a idade: a hipermetropia ocorre em pessoas de qualquer idade. Já a presbiopia, popularmente conhecida por vista cansada, atinge a maioria da população a partir dos 40 anos de idade.

Ao nascer, praticamente todos os olhos são hipermetropes. Com o crescimento, o olho se alonga, ficando sem grau nenhum. No entanto, para aproximadamente 50% das pessoas, isto não ocorre, persistindo a hipermetropia. Também há casos em que a sua origem está em uma malformação ocular, quando o diâmetro do globo ocular é curto.

As crianças com hipermetropia apresentam cansaço, sono e desconcentração. Quando afeta apenas um dos olhos, é ainda mais difícil de os pais observarem alguma alteração. A detecção precoce é fundamental e evita o comprometimento visual permanente, problemas de aprendizagem e desenvolvimento.

Quem é hipermetrope pode sentir dor de cabeça, sensação de peso ao redor dos olhos, ardência, vermelhidão e lacrimejamento, principalmente ao ler de perto. Segundo informações da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, a prevalência da hipermetropia na população brasileira é de 34% e o tratamento é com óculos de grau ou o uso de lentes de contato.

As lentes para óculos de grau são as convergentes (convexas). Elas são mais espessas no centro do que na periferia – quanto maior o grau, maior será a diferença da sua espessura. Por isso, cada vez mais, os usuários têm exigido lentes mais finas para diminuir o efeito conhecido como olho de boi (olho grande).

Nas Óticas Melo você encontra óculos de grau com o maior conforto para a sua visão. Lentes especiais e armações que combinam com seu estilo e com seu bolso. Você encontra uma unidade da Ótica Melo na rua Enock Ignácio de Oliveira e na Rua Padre Ferraz, centro de Serra Talhada-PE.

E não esqueça, antes de decidir por alguma destas opções, consulte um especialista. Na Ótica Melo você também conta com atendimento médico. Ligue agora mesmo para (87) 3831-4239 e agende sua consulta.

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário