Destaques Lifestyle Moda

Macacão: O queridinho das mulheres!

 

*Fotos: Albênio Santos / Roupas: Perfil da Moda

O macacão ocupa lugar de destaque nos looks da mulherada, a partir de sua inspiração dos modelos icônicos do passado.

Desde que surgiu, no século 19, como “pijamas de praia” ou traje de trabalho, o macacão nunca mais deixou de ser item indispensável no guarda-roupa feminino. Ao longo das décadas, o modelo “peça única” conquistou vida própria, evoluiu para além das jardineiras e salopetes que vestiam as operárias e garantiam a proteção nas bancadas das fábricas dos anos 40, e se popularizou mundo afora. Ganhou releituras e repaginações para ressurgir a cada nova temporada com versatilidade e sofisticação máximas.

Dior leva a luta do Feminismo para a semana de moda de Paris

Moda futurista: Casacos metalizados é a aposta para o Outono/inverno

Foram muitas as influências até alcançar o status de moda casual e dominar o imaginário das mulheres. Do parente distante “pijama de praia”, o modelo inteiriço de malha usado sobre recatados trajes de banho nas sofisticadas praias nos anos 1930, herdou cavas profundas, vazados, decotes cruzados, frente única e calças amplas e molengas. Nos anos 40, roubou detalhes utilitários, como bolsos, lapelas e zíperes, dos uniformes de trabalho, dos militares e do esporte. Agregou volumes e brilhos da Space Age, tendência que tomou conta da moda nos anos 60. Retornou as origens jeans, carregado pela liberdade da cultura hippie, e se sofisticou com geometria e estampas nos anos 70. Reaparece nos anos 80 coberto pela extravagância na era disco para incorporar formas retas e puras com o minimalismo 90’s.

Confira a revolução do macacão dos anos 30, 40, 60, 70, 80 e 90.

O caminho foi longo e de sucesso até chegar às passarelas do século 21. Novos shapes, padronagens, assimetrias, drapeados, fluidos, decotes e recortes inspirados em modelos icônicos do passado confirmam o macacão como a peça-chave do verão.

O macacão conquista  a alma fashion das it girls e top models. 

E comigo não poderia ser diferente. O macacão me acompanha desde a adolescência e hoje ganha um espaço especial no meu guarda-roupas pelas novas formas, tecidos e caimentos. Acompanhando um estilo de vida e formatos diferentes para mulheres com mais de 30 anos de idade, como eu. Confira meus preferidos!

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário