Acontece Destaques

HAPPY DOWN 2018: Inclusão Escolar Em Foco

*Texto de Niedja Brandão / Fotos:Colégio Primeira Classe

O dia 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down e foi incluído no calendário da ONU para que, em vários países, seja despertada a conscientização sobre a importância da inclusão das pessoas com essa mutação genética na sociedade com seus direitos e deveres. Focando nessa conscientização, o CPC – Colégio Primeira Classe promoveu uma semana inteira de atividades e eventos.

A diretora do CPC, professora Juliana Brandão, explica que, nesse período, os alunos, suas famílias, os professores, colaboradores e toda a comunidade se dedicaram a conhecer melhor sobre as peculiaridades da pessoa com Síndrome de Down e a despertar as mentes para repensar sobre o seu acolhimento e a sua inclusão no ambiente escolar.

Entre as ações realizadas, a preferida dos alunos foi o “PRIMEIRA CLASSE EM DEBATE: SÍNDROME DE DOWN E INCLUSÃO ESCOLAR”. Nessa atividade, os nossos jovens juntamente com professores e profissionais convidados polemizaram e debateram sobre o tema com muita empolgação e alegria.

Evento direcionado aos alunos: PRIMEIRA CLASSE EM DEBATE: SÍNDROME DE DOWN E INCLUSÃO ESCOLAR

O Colégio Primeira Classe defende a inclusão escolar realizada da forma mais correta e natural. A escola trabalha observando a legislação. Existe no corpo de colaboradores, a presença do mediador escolar e são aplicadas as técnicas pedagógicas mais adequadas a cada caso em particular.

O encerramento dessa semana tão importante e produtiva se deu com o HAPPY DOWN 2018 – 1º Seminário Sobre Educação Inclusiva do Colégio Primeira Classe, na noite de 22 de março de 2018. O gestor educacional Cristovão Magalhães abriu o evento de ensinamentos apresentando as palestrantes Dra. Socorro Rocha, Saffira Luna e Dra. Ellen Poliana e dando as boas-vindas a todos os participantes. Na programação teve:

HAPPY DOWN 2018

1º SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

DO COLÉGIO PRIMEIRA CLASSE

22.03.2018 DAS 19H AS 22H

PROGRAMAÇÃO

MEDIAÇÃO ESCOLAR

Saffira Presbítero Reis e Luna

(Graduanda em Pedagogia pela UniCesumar,

Especialista em Transtorno do Espectro do Autismo,

Mediação Escolar e Apoio Terapêutico)

LINGUAGEM ORAL

Dra. Socorro Rocha

(Fonoaudióloga formada pela UNICAP,

Especialista em Audiologia e em Voz)

SER UMA MAMÃE DE DOWN

MINHA EXPERIÊNCIA DE AMOR E APRENDIZADO

Dra. Ellen Polliana Ramos Souza

(Professora da UFRPE,

Coordenadora do Programa de Inclusão Digital da APAE

e mãe de Gabriel)

 

O seminário foi rico em troca de conhecimentos científicos e também dos advindos das experiências práticas de todos os presentes.

“É uma satisfação encontrar nossa sala repleta de estudantes e profissionais preocupados em se aprimorar no atendimento educacional especializado”, conta a coordenadora pedagógica do CPC, Niedja Brandão, que acrescenta: “Nós acreditamos na educação e no seu poder transformador, bem como no potencial dos educadores de Serra Talhada. Nós somos uma cidade capaz de realizar a inclusão escolar e de fazer uma educação de excelência”.

Ao final, foi realizado o sorteio de uma Bolsa de 50% de desconto para o curso de Pós-Graduação em Atendimento Educacional especializado – Educação Especial e Inclusiva.

Confira algumas fotos do Seminário!

 

 

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário