Acontece Destaques

6 sinais de que você precisa usar óculos

Será que você precisa usar óculos? A melhor forma de descobrir a resposta para essa pergunta é, claro, em uma visita ao oftalmologista. Mas alguns “sintomas” podem ser notados no dia a dia e te ajudarão a saber como anda a saúde dos seus olhos. Problemas como astigmatismo, miopia, hipermetropia e vista cansada são as principais causas para o uso do acessório. Quer conhecer 6 sinais de que você precisa usar óculos? Então leia esta postagem:

Dor de cabeça é falta de óculos?

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a maioria das dores de cabeça não são causadas por problemas de visão. Mas, ainda assim, esse é um possível sinal de que você precisa usar óculos. Geralmente, é uma dor que não responde aos analgésicos habituais e dura por muito tempo, surgindo após um dia inteiro de trabalho ou o estudo. Como regra, a dor de cabeça relacionada a visão, nunca se inicia ao acordar e geralmente se desenvolve no final do dia.

Sensibilidade à luz

A fotofobia faz com que você se sinta mal toda vez que está em um ambiente claro. Por isso, você costuma usar óculos escuros frequentemente — até mesmo dentro de casa — ou manter seu olhar sempre para baixo. A sensibilidade à luz é um dos principais sinais de enxaqueca, mas também pode ser sintoma de diversos problemas oftalmológicos.

Visão embaçada

Se tanto de perto quanto de longe a visão fica embaçada, pode ser que você tenha astigmatismo.Essa condição ocorre por um pequeno defeito no formato da córnea e faz com que você não consiga criar uma imagem nítida.

Vistas cansadas

Chega o final do dia e você sente aquele incômodo ao redor dos olhos. Um misto de cansaço, dor de cabeça e irritação — e até um pouquinho de sensibilidade à luz. Esses sintomas podem indicar que os seus olhos estão se esforçando muito durante o dia para dar conta do recado. Talvez sejam as horas de frente à tela do computador, mas algum pequeno erro de refração também pode contribuir para essa sensação.

Olhos semicerrados

Se você tem que “apertar os olhos” para ler placas de trânsito ou legendas de filmes no cinema, pode ser um caso de miopia. Isso porque o ato de semicerrar os olhos ajuda a focar imagens mais distantes. Quando o grau da miopia é pequeno, você fará isso inconscientemente e nem perceberá a diferença. Porém, quando o erro de refração é maior, mesmo com os olhos praticamente fechados, você não conseguirá enxergar as coisas.

“Braços curtos”

Já ouviu falar da síndrome dos “braços curtos”? Ela é extremamente comum após os 40 anos, quando a vista cansada — ou presbiopia — começa a surgir. O cristalino (a lente dos olhos) começa a enrijecer por um processo natural e não consegue mais focar objetos que estão perto. Então, você começa a afastar os objetos do rosto, esticando o braço para a frente no momento da leitura. À medida que a presbiopia avança, os objetos têm que estar cada vez mais distantes para você conseguir ler. Chega um ponto que os braços parecem curtos, e só bons óculos conseguem resolver o caso. Quem tem hipermetropia e só enxerga bem de longe também pode sofrer com essa síndrome.

Você se identificou com algum dos sinais descritos aqui? Então não hesite em procurar um oftalmologista! E para te ajudar, a Ótica Melo vai facilitar seu acesso ao oftalmologista. Em Afogados da Ingazeira os atendimentos acontecem no dia 20, já em Serra Talhada será dia 23 e em Sertânia dia 24 de abril. As consultas acontecem a partir das 7h30, por ordem de chegada. Ligue agora mesmo para uma de nossas lojas e agende sua consulta!

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário