À Mesa

DICA RIBB`S: Como escolher uma boa Picanha

A picanha é a queridinha de todo bom apreciador de churrasco, e escolher uma boa peça requer um olhar especial na hora de comprá-la. Sendo assim, nada mais justo do que dividir oque sabemos sobre a picanha, para que você não seja enganado no momento da compra.

O Peso 

De cara você tem que se lembrar de que picanha não pode passar da 3ª veia, se passar você está levando picanha com um pedaço do coxão duro, corte que faz parte do mesmo grupo muscular da picanha. Ou seja, você está comprando gato por lebre, na verdade coxão duro por picanha, então preste muita atenção no peso, prefira os cortes com pesos inferiores a 1,2 kg, principalmente em peças pré-embaladas de supermercado ou mesmo em açougues, pois as peças menores tendem a serem mais macias.

A Gordura

Preste atenção à capa de gordura da peça, ela deve ter uma cobertura completa e sem falhas. Sua coloração vai do branco ao amarelo pálido, quanto mais amarela a gordura, mais velho o animal de onde ela foi retirada, ou seja, carne com grande probabilidade de ser mais rígida.

A “limpeza”

Prefira peças “limpas”, para quem não sabe“ limpa” quer dizer que o açougue ou frigorífico já retirou todos os nervos e gorduras desnecessárias da carne, a não ser que você seja um ótimo açougueiro e tenha muita prática no manuseio da carne. Caso contrário, você vai perder partes boas da carne tentando limpar a peça em casa. Na realidade, mesmo que você  seja um bom açougueiro, ainda estará perdendo dinheiro, pois pagou pelo quilo de gordura em excesso ou nervos que você não quer, então compre ela já limpa no açougue.

A maciez

Carne boa é carne macia, e picanha é sinônimo de maciez, se a sua não está é por que o animal já era velho ou te venderam coxão duro. Fique atento.

A cor

Picanha tem que ser vermelha, quanto mais vivo o vermelho mais macia a carne, nós sabemos que nos dias de hoje se põe corante em tudo, então além de escolher bem a carne escolha bem seu açougue para não ser enganado.

A “marmoreada”

Por último uma boa picanha deve ser “marmoreada” isto é, ela deve ter gordura entremeadas pela peça, esse marmoreio de gorduras que no momento que estiver assando, vão derreter e dar um sabor especial à picanha. Quanto mais gordura mesclada à carne mais saborosa será a picanha (não confunda, gordura com nervos).

Agora que você já sabe os principais fatores para escolher uma boa picanha: macia, vermelhinha, marmoreada e com corte final na 3ª veia, já pode fazer a lista de compras e preparar um bom churrasco. Mas se preferir algo mais completo, peça @ribbschurrascoedelivery pelo aplicativo @querodeliveryserratalhada.

 

Juliano Rodrigues

RIBB`S Churrasco e Delivery

 

 

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário