Moda

Dicas incríveis para organizar seu closet

Organizar e limpar o closet pode ser uma tarefa cansativa e assustadora, tanto pelo volume de trabalho que você terá, quanto pelas escolhas que você precisará tomar para agilizar um pouco mais sua vida.

Perguntas como: O que você manter? O que você deve descartar? O que você deve doar? O post de hoje traz uma série de dicas para ajudar você nessa árdua tarefa!

O que manter no seu closet?

Itens usados nos últimos 6 meses

Avalie todas as suas peças e verifique quais você usou nos últimos seis meses. Certifique-se de que ainda lhe servem e estão em bom estado.

Roupas para festas e eventos

Claro, ocasiões especiais não acontecem o tempo todo. Por isso, mantenha com você as peças que você gosta e que ainda lhe servem.

Itens sentimentais cheios de história

Essa é a parte mais dolorosa. Abrir mão de ítens como o anel de sua avó ou o vestido que você usou no seu casamento, é muito complicado, até porque, tem sempre por trás um linda história. Por isso, se forem realmente importantes, guarde-os com você!

Hora do descarte e/ou doação

Pense e pergunte-se!

1. Eu preciso disso?

Esse pensamento é importante em diversos aspectos, tanto para o que você já tem no guarda-roupa, quanto para o que você deseja comprar. Não adianta comprar uma roupa pensando no futuro: “Ah, eu posso usar um dia!”

Compre somente o que precisa e livre-se das coisas paradas há muito tempo. Aproveite a oportunidade e doe para quem precisa, faz muito bem para a alma!

2. Meu closet tem espaço?

É muito importante pensar no seu dia a dia relação ao espaço do seu armário. Quando você tem muita roupa e pouco espaço, acaba que não consegue aproveitar e enxergar tudo que têm. Verifique suas reais necessidades!

Outra dia importante é pensar em quanto tempo você passa no trabalho, por exemplo. Se você passa 40% do seu tempo trabalhando, separe 40% a 50% do seu armário para roupas de trabalho.

Isso não quer dizer que elas não sirvam para um look despojado de final de semana. Com a combinação certa, você consegue formar vários looks sem precisar de muita coisa.

3. Tenho algo semelhante?

Você ama sua blusa de alcinha e tem várias cores diferentes dela: uma branca, uma azul e uma bege. Se você usa todas, parabéns! Mas se você só usa a branca e as outras estão de lado a muito tempo, desapegue!

Em muitos casos o acumulo começa assim. As vezes gostamos tanto de algo que queremos ter vários, de diversas cores. Ou temos um objeto que faz uma função, mas queremos outro diferente que faz a mesma coisa. Acabamos que só usamos um dos itens, e o outro fica inutilizado.

Pense bem antes de comprar roupas ou objetos semelhantes demais, economize para comprar o que é importante para você! O consumo consciente ajuda no seu bolso e no seu guarda-roupas 😉

4. Eu usei essa roupa nesse ano ou nessa estação?

Nessas horas precisamos ser muito sinceros com nós mesmos. Se você comprou algo e um ano se passou, você não usou? Sinto te dizer, desapegue já. Você pode doar, isso irá fazer um bem incrível para você.

Outra opção é vender e utilizar o dinheiro para algo importante, ou mesmo para comprar outras peças e renovar seu closet. O que não pode acontecer é deixar a energia ficar parada dentro do seu guarda roupa com várias coisas que você não usa.

Ouvimos aquela frase clássica de sempre: “Tenho tanta roupa e  não tenho nada para vestir hoje!”

5. Vale a pena eu gastar com isso?

Promoção é aquela tentação! Para muitos significa: “Está barato, preciso disso!” Ai que você se engana na emoção do momento, o importante não é se está em promoção ou não, se é caro ou barato, o importante é você se perguntar: “Isso é algo útil para mim?”, “Eu preciso?”, “Para qual finalidade?”, “Eu posso pagar?”.

Normalmente gastamos além do que deveríamos em promoções, com coisas que nem iremos usar depois. Quando seu dinheiro é gasto com um produto que você vai usar bastante, não importa se é caro ou barato, e sim o que vai agregar no seu dia a dia.

6. Posso reaproveitar isso?

Existe aquelas roupas que ficam paradas por um tempo no armário e você nem lembra que ela está lá. Mas um dia, você a pega e têm aquela ideia de utiliza-la de outra forma, dando um novo ar para a peça. Mas, se você pegou a peça, verificou e ainda não teve nenhuma ideia de reutilização, é melhor se despedir dela e desapegar!

 

É HORA DE ORGANIZAR O CLOSET!

Agora que você selecionou tudo, chegou o momento de organizar o closet! Tão importante quanto o desapego, é organizar de forma correta e de acordo com sua rotina, assim, o tempo que você perde agora para arrumar, você ganha diariamente, na hora de encontrar a roupa certa para seu look.

1. Categorize as suas roupas

Separe suas roupas por tipos, como: camisetas por comprimento de manga; saias; shorts;  calças; vestidos; suéteres; casacos e por aí vai! Depois, separe por cores, do mais claro para o mais escuro.

2. Defina o local de cada coisa

Crie uma zona (mesmo que imaginária) dentro do seu closet para armazenar suas roupas, calçados e acessórios separados por categoria. Manter os lugares definidos facilita a organização diária, evita a bagunça e permite a visualização das peças que você possui.

 

3. Padronize cabides

Existe cabides para vários tipos de roupas, e é importante esse investimento, pois ele pode ajudar a garantir uma vida útil maior para sua peça e o caimento correto.

Imagine um blazer com ombreiras em um cabide de blusa de alcinha!? Vai destruir todo o caimento do seu blazer, então invista em cabides e organize tudo para que eles fiquem na mesma direção, com a abertura para dentro, assim fica mais fácil de tirar e botar. Isso não só economiza espaço, mas também proporciona uma visão geral do que você tem.

 

4. Priorize roupas da estação

Pendure apenas roupas que você usará nos próximos dois meses. Em seguida, armazene os itens fora da estação em cestos organizadores separadas e claramente marcadas, por estação. Assim,  se você for viajar para um local com um clima diferente, quando o novo coronavírus deixar, se torna fácil localizar exatamente o que você está procurando.

5. Invista em itens organizadores, com moderação

Apesar de ser tentador comprar inúmeros itens organizadores, não compre nenhum produto antes de ter analisado e organizado o ambiente onde você vai utilizá-lo.

Ou seja, você precisa olhar o espaço disponível e definir exatamente o que deverá ser guardado ali.

Se pergunte: o que eu preciso? Cabides? Potes? Caixas?  Divisórias para gavetas? E seja bem específico na resposta, deixando claro o por quê precisa.

Apenas depois desta análise recomendamos que você compre os organizadores.

Dessa forma você evita perder tempo e, principalmente, dinheiro com produtos que não se adequam às suas necessidades.

Quando você terminar a limpeza e a organização de seu closet, escolher o que vestir no seu dia a dia será bem mais agradável e prazeroso, além de você ter mais espaço para armazenar roupas novas e cheias de estilo!

 

 

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário