Lista reúne cinco frutas para plantar durante primavera — Foto: Reprodução/Internet
À Mesa

Primavera: conheça 5 frutas para plantar em casa durante a estação

Cultivar e plantar uma horta em casa pode ser bem mais fácil do que se pensa. E com a chegada da primavera, estação com temperaturas mais amenas que vai de hoje até 21 de dezembro, a época é ideal para consumir frutas deliciosas.

Lista reúne cinco frutas para plantar durante primavera — Foto: Reprodução/Internet

Além de ser conhecida como a estação das flores, a primavera traz condições climáticas que favorecem a frutificação de algumas árvores, como a jabuticabeira. Para te incentivar a ter alimentos mais frescos, preparamos uma lista com frutas para plantar na primavera.

1) Jabuticaba

Chegada da primavera abre temporada de jabuticaba — Foto: Reprodução/Internet

Existem diversos tipos de jabuticaba, mas a híbrida frutifica várias vezes ao ano. Por ser uma planta versátil, a jabuticaba pode ser plantada em um pomar ou em vasos. A dica para ter uma jabuticabeira saudável é dar os nutrientes que ela precisa. Ou seja, a adubação.

A jabuticabeira tolera, praticamente, todos os climas do Brasil. A árvore é do tipo que gosta de água, mas não suporta solo encharcado. Por isso, é importante que a terra seja porosa.

2) Tangerina

Frutificação da tangerina ocorre nas estações de outono, inverno e primavera — Foto: Reprodução/Internet

Tangerina, bergamota, mimosa, mexerica… Dependendo da região do Brasil, a fruta é conhecida com nomes diferentes. Mas o que importa é que ela se adapta muito bem em vasos, até mesmo em varanda de apartamento.

Quanto mais sol, mais fruto e mais sabor a tangerina vai ter. A frutificação da tangerineira ocorre, principalmente, nas estações de outono, inverno e primavera.

3) Mamão

Sementes de mamão são reaproveitadas e plantadas — Foto: Reprodução/Internet

Jamais jogue fora as sementes de mamão. Elas podem ser reutilizadas e virar um belo mamoeiro no seu jardim ou até mesmo no quintal. A árvore é nativa de regiões tropicais e, por essa razão, gosta de calor. Com 30 dias, as mudas começam a crescer e esse é o momento de retirá-las e colocá-las em um vaso maior. Quando essa muda atingir cerca de 40 centímetros de altura, será a hora de plantá-las em um local definitivo.

O mamoeiro demora entre um ano e um ano e meio para frutificar. Comece a plantar agora fazer a colheita dos seus mamões na próxima primavera.

4) Abacaxi

Abacaxizeiro pode ser plantado em casa — Foto: Reprodução/Internet

Que tal colher abacaxi na sua casa e fazer um suco delicioso? Acredite: é possível. Basta pegar um abacaxi, cortar a parte das folhas, com um disco de um centímetro, e salpicar canela em pó na área cortada. A canela não vai deixar a fruta apodrecer na hora do cultivo.

Deixe a planta em um local que receba bastante sol. Só tenha um pouco de paciência porque o abacaxizeiro começa sua frutificação depois de um período de dois a três anos.

5) Tomate-cereja

Cultivo do tomate-cereja é simples, fácil e reaproveita as sementes dele — Foto: Reprodução/Internet

Para alguns, o tomate é tratado como legume. Mas fato é que o fruto do tomateiro é de cultivo muito simples e fácil, e também reutiliza as sementes, assim como no plantio do mamoeiro.

Com uma embalagem apropriada para fazer uma estufa, mudas ou sementes, pulverizador e substrato de floreira – produzidos com materiais compostados e que não vão prejudicar o começo do processo de germinação – você já pode começar a semeadura. Caso você não tenha o substrato de floricultura, basta pegar terra de jardim, colocar em um pote adequado e levar ao micro-ondas por cinco minutos para esterilizar.

Mantenha a sementeira em um ambiente perto do sol, pois a planta é do tipo que adora luz solar. Após 50 dias do desenvolvimento da muda, começam a aparecer os primeiros tomates.

*Globo.com

Sobre o Autor

Redação Rochany Rocha

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário