5 plantas que atuam como inseticidas naturais (Foto: Reprodução/Instagram @urbanjungleblog)
Saúde

5 plantas que atuam como inseticidas naturais

5 plantas que atuam como inseticidas naturais (Foto: Reprodução/Instagram @urbanjungleblog)

inverno terminou na última terça-feira, 22, no Hemisfério Sul. Com a chegada das temperaturas mais altas, os mosquitos também aparecem em peso dentro dos lares. O calor faz com que os ovos de algumas espécies eclodam mais rápido. Consequentemente, a população de insetos aumenta com as temperaturas elevadas. Além disso, o calor da pele humana também contribui para que estes mosquitos se aproximem tanto dos seres humanos nestes períodos.

A presença dos insetos pode ser bastante incômoda, principalmente para pessoas alérgicas. Ademais, algumas espécies podem transmitir doenças, como o Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela, e o Anopheles, que propaga a malária.

Para garantir o bem-estar e evitar a propagação de doenças, não há nada melhor do que optar por alternativas naturais para afastar os mosquitos. De acordo com a farmacêutica e bioquímica Ana de Fátima Carvalho, do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), algumas espécies de plantas atuam como inseticidas. Confira cinco plantas ideais para ajudar a manter os insetos longe dos lares:

1. Calêndula

Field with calendula officinalis blossoms (Foto: Getty Images)

Com belas flores amarelas que trarão alegria ao lar, as calêndulas são também uma ótima forma de repelir os mosquitos. Esta espécie contém um composto químico chamado piretrina, que é muito utilizado em repelentes naturais. O ideal é posicioná-la no peitoril das janelas, pois além de criar uma barreira contra os mosquitos, a planta poderá receber a alta luminosidade que precisa para se desenvolver bem. Além disso, para mantê-la sempre bonita e saudável, é importante deixar o solo sempre úmido, mas não encharcado.

2. Citronela

The citronella, scientifically known as Cymbopogon nardus or Cymbopogon winterianus, is a medicinal plant with repellent properties for insects, flavoring, bactericidal and soothing, and is widely used in the manufacture of cosmetics.This plant can be gr (Foto: Getty Images)

Outra planta bem conhecida por pessoas que utilizam repelentes naturais é a citronela. O óleo desta planta serve como base para uma série de repelentes naturais e industrializados. Além disso, o cheiro desta espécie consegue encobrir outros aromas que atraem os mosquitos. Para cultivá-la em casa, é fundamental optar por um local ensolarado, já que esta planta precisa de exposição ao sol para de desenvolver. Os cuidados com o solo precisam ser constantes, já que é importante mantê-lo sempre úmido.

3. Sálvia

5 plantas que atuam como inseticidas naturais (Foto: Getty Images)

Além de ser usada como tempero e para fazer chás, a sálvia também é uma excelente opção para afastar os mosquitos. O cheiro forte desta planta, que é considerado agradável por muitas pessoas, incomoda os insetos e ajuda a mantê-los distante. Esta espécie também precisa de luz solar direta por ao menos algumas horas do dia. O solo deve estar sempre úmido e adubado.

4. Gerânio

5 plantas que atuam como inseticidas naturais (Foto: Getty Images)

Ideais para tornar a casa ainda mais bonita e perfumada, as gerânios também possuem propriedades que repelem os mosquitos. Este gênero de plantas inclui mais de 200 espécies com flores coloridas e perfumadas. O gerânio-cheiroso e o gerânio-hera são as espécies mais utilizadas para quem busca afastar os insetos. Todas estas plantas também precisam de ambientes bem iluminados para que consigam florescer. Em geral, o ideal é regar o solo entre duas a três vezes por semana.

5. Manjericão

BONN, GERMANY - APRIL 08:  Cup og basil in a garden on April 08, 2020 in Bonn, Germany. (Photo by Ute Grabowsky/Photothek via Getty Images) (Foto: Photothek via Getty Images)

Apesar de já fazer parte das hortas caseiras de muitas pessoas, o que pouca gente sabe é que o manjericão também ajuda a manter os mosquitos longe. O cheiro intenso desta planta afasta os insetos e mantém a casa perfumada. Esta espécie é bem resistente ao sol e deve ser frequentemente regada para que o solo fique sempre úmido.

*Casa Vogue

Sobre o Autor

Redação Rochany Rocha

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário