O queijo mais famoso e consumido em nossa região é o queijo de coalho. Mas existem diversas opções do laticínio, que podem ser uma boa alternativa para variar o cardápio. O queijo ricota, além de ser considerado um produto caro, muitas vezes não agrada o paladar: muita gente diz que ricota não tem gosto de nada. Infelizmente, muitas das que encontramos no mercado não têm mesmo muita emoção. E o preço realmente é um pouco salgado.
Mas para quem quer apresentar novos sabores ao paladar, vale a pena apostar em uma receita caseira e fazer o queijo na própria cozinha. E com o produto, dá para preparar outras receitinhas maravilhosas, como incluir em recheios de tortas, incrementar uma salada ou servir de entrada com torradinha e tomate. Confira a receita a seguir e aproveita pra inovar na cozinha!
Ricota caseira
Ingredientes
1 litro de leite integral (de vaca ou de cabra)
6 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco (90 ml)
1 colheres (chá) de sal
Modo de preparo
Aqueça o leite numa panela média. Quando surgirem bolhinhas nas laterais, e antes de ferver, retire do fogo e junte o vinagre. Misture por uns 30 segundos, acrescente o sal, mexa por mais 30 segundos, cubra com um pano limpo e deixe repousar em temperatura ambiente por 30 minutos (o leite coalha e se separa do soro quase que imediatamente).
Forre uma peneira grande com um pano limpo, coloque o leite coalhado e deixe escorrer por 30 minutos sem apertar. Transfira a ricota pra uma tigela, cubra com filme plástico e guarde por até 3 dias na geladeira.
Se quiser, junte mel e sirva com frutas frescas, ou acrescente sal, ervas, azeites e fique com uma pasta deliciosa pra acompanhar um pão.
Deixe um comentário