(Foto: Getty Images)
Comportamento

Esportes coletivos podem reduzir dificuldades emocionais em crianças

(Foto: Getty Images)

Praticar um esporte coletivo é como um treino para a vida em sociedade. É preciso respeitar o espaço do outro, as regras do jogo e as orientações de um especialista, seja um técnico, seja um professor. As crianças que fazem esse tipo de atividade entre 6 e 10 anos são menos propensas a ter dificuldades emocionais aos 12, como timidez e ansiedade, de acordo com um estudo da Universidade de Montreal, no Canadá.

Para chegar ao resultado, os cientistas fizeram entrevistas periódicas com os responsáveis pelas crianças entre os 6 e os 10 anos. Aos 12 anos, por meio de uma avaliação, concluíram que aquelas que se dedicavam a esportes coletivos tinham mais tranquilidade para lidar com suas emoções.

Para o pediatra e psicólogo Eduardo Goldenstein, membro do Departamento de Saúde Mental da Sociedade de Pediatria de São Paulo, tudo deve ser feito com bom senso. “É claro que incentivar as crianças a praticarem esportes é ótimo, mas os pais não devem se esquecer que elas podem ter outros interesses. Além disso, precisam de tempo livre para o ócio, que é fundamental para um desenvolvimento mental saudável”, diz.

Agora, porém, por conta da pandemia, é preciso esperar um pouco mais para praticar com segurança.

*Revista Crescer