Accessories

Pelé 80 anos: o Rei do Futebol também bateu um bolão na sétima arte!

Um dos maiores brasileiros vivos faz aniversário hoje. Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, esteve presente em três conquistas da seleção brasileira em Copas do Mundo e tornou-se uma das figuras mais conhecidas em todo o mundo não só amparado pela popularidade do futebol, mas, principalmente, pela técnica, habilidade e plasticidade exibida dentro de campo durante toda sua vencedora carreira como jogador. Mas ele não mandava bem apenas nos campos. Por mais de uma vez, ele trocou os dribles pela atuação! No dia em que o Rei do Futebol, o Atleta do Século 20 ou seja lá qual for o título que você escolher para o craque, reunimos alguns filmes em que ele atua ou, simplesmente, serve de inspiração.

Cena do documentário Isto É Pelé (Foto: divulgação)
Cena do documentário Isto É Pelé (Foto: divulgação)

Isto É Pelé (1970) – O documentário de Luiz Carlos Barreto e Eduardo Escorel lançado no ano da conquista do tri, mostra os primeiros 17 anos de carreira do Rei no futebol com a narração de Sérgio Chapelin.

A Marcha (Foto: divulgação)

A Marcha (Foto: divulgação)

A Marcha (1972) – Na adaptação da obra de Afonso Schmidt, Pelé interpreta Chico Bondade, que lutava para libertar negros escravizados das senzalas para levá-los à liberdade.

 

Pelé em Os Trombadinhas (Foto: Reprodução)
Pelé em Os Trombadinhas (Foto: Reprodução)

Os Trombadinhas (1980) – O longa tem como tema central as crianças de rua, uma bandeira levantada pelo jogador antes de muita gente. Um dos principais memes envolvendo Pelé, a cena em que ele diz para uma criminosa que o reconhece que, na verdade, ele é “o Jô Soares”.

Pelé em cena de 'Fuga para a Vitória' (Foto: Divulgação)
Pelé em cena de Fuga para a Vitória (Foto: Divulgação)

Fuga Para a Vitória (1981) – Quem precisa de armas para derrubar o nazismo se dá para derrotar Hitler e cia. dentro das quatro linhas? Pelé encabeça um time de astros do futebol que vão ao auxílio de Sylvester Stallone e Michael Cane para derrotar o time alemão liderado por Max von Sydow.

 

Disco da trilha sonora de A Vitória do Mais Fraco (Foto: divulgação)
Disco da trilha sonora de A Vitória do Mais Fraco (Foto: divulgação)

A Vitória do Mais Fraco (1983) – Não é dupla de ataque, é dupla de cinema. Pelé e John Huston trabalham novamente juntos depois de ‘Fuga para a Vitória’ neste longa que mostra um improvável time de um orfanato para salvar sua casa com a ajuda do Rei do Futebol.

 

Pedro Mico (Foto: divulgação)
Pedro Mico (Foto: divulgação)

Pedro Mico (1985) – Pelé vive um malandro que dá um drible em sua quadrilha, fugindo com todo o produto de um roubo de joias, e passa a ser perseguido não só pelos companheiros de crime, como também pela polícia. Curiosamente, o jogador é dublado por Milton Gonçalves na produção que adapta a peça de Antonio Callado.

 

Os Trapalhões e o Rei do Futebol (Foto: Reprodução)
Os Trapalhões e o Rei do Futebol (Foto: Reprodução)

Os Trapalhões e o Rei do Futebol (1986) – Os 121 mil espectadores da final da Taça Guanabara de 1986, disputada por Vasco e Flamengo, foram usados como figurantes de luxo da produção, que aproveitou o evento para dar um ar realista para o filme – e para usar o Maracanã como locação.

 

Pelé Eterno (Foto: divulgação)
Pelé Eterno (Foto: divulgação)

Pelé Eterno (2004) – O documentário que conta com roteiro de Armando Nogueira e José Roberto Torero traz depoimentos de grandes nomes – não só do futebol – para recontar a trajetória do jogador. O longa ficou famoso por reproduzir digitalmente aquele que teria sido o gol mais bonito do jogador, quando ele deu três chapéus em jogadores do Juventus e anotou o tento na vitória do Santos de 3 a 0 no campeonato paulista de 1959.

 

”Pelé: o Nascimento de uma Lenda”  (Foto: Reprodução Youtube)
”Pelé: o Nascimento de uma Lenda” (Foto: Reprodução Youtube)

Pelé: O Nascimento de uma Lenda (2016) – A trajetória do menino de Três Corações, que ingressou no mundo do futebol no interior paulista e conquistou sua primeira Copa do Mundo aos 17 anos.

 

*Monet

Sobre o Autor

Redação Rochany Rocha

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário