Acontece

Black Friday 2020 deve ser a mais digital da história; confira dicas para se dar bem

A pandemia da Covid-19 provocou mudanças na sociedade que devem se tornar permanentes. Uma delas foi na forma de consumo. O comércio online passou a ser fundamental para que os empreendimentos continuassem vendendo durante a fase mais rígida das medidas para a contenção do vírus. Por conta disso, é esperado que a edição deste ano da Black Friday, comemorada em 27 de novembro, seja a mais digital da história. Esta digitalização das compras, porém, necessita consciência dos consumidores para ter controle financeiro e não cair em golpes.

Principalmente, evitar as compras compulsivas. Para isso, o consumidor deve se fazer três perguntas: “Eu preciso disso para hoje? O que aparentemente está em promoção (ou em boas vantagens de negócio, como maiores parcelas) é realmente um desconto ou o preço está igual? Eu não vou me endividar para fazer a compra?”. Caso as respostas sejam positivas, então é válido fazer a compra.

Uma outra dica é listar o que se pretende comprar. Como as promoções estão chegando aos consumidores, contrariando a lógica de a demanda buscar a oferta, pode acontecer de a pessoa se admirar com um desconto e não ter dinheiro para comprar o que precisa. Com a lista em mãos também é possível acompanhar a variação de preços do produto e adquiri-lo com um desconto real. Alguns sites já fazem esse mecanismo de comparação do preço ao longo do tempo.

As vendas online representam uma maior comodidade e segurança em relação à Covid-19, mas também são mais propícias para golpes. Por isso, o consumidor não pode esquecer de checar o endereço do site de vendas. Uma dica simples é verificar se no endereço da loja, antes do “www” tem o protocolo “https”. Esse “s” significa que o ambiente possui certificado de segurança e atesta que os dados do cliente são protegidos por criptografia.

 

*FolhaPe

Sobre o Autor

Caren Diniz

Caren Diniz é jornalista formada em 2010 pela Universidade Paulista. Nascida e criada na capital de São Paulo, se mudou para Serra Talhada em 2011, e desde então, atua em veículos de comunicação locais, como a rádio Cultura e a Tv Asa Branca, afiliada Rede Globo.
Caren costuma escrever sobre jornalismo diário, e destaca histórias de personagens locais.

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário