A pandemia da Covid-19 provocou mudanças na sociedade que devem se tornar permanentes. Uma delas foi na forma de consumo. O comércio online passou a ser fundamental para que os empreendimentos continuassem vendendo durante a fase mais rígida das medidas para a contenção do vírus. Por conta disso, é esperado que a edição deste ano da Black Friday, comemorada em 27 de novembro, seja a mais digital da história. Esta digitalização das compras, porém, necessita consciência dos consumidores para ter controle financeiro e não cair em golpes.
Uma outra dica é listar o que se pretende comprar. Como as promoções estão chegando aos consumidores, contrariando a lógica de a demanda buscar a oferta, pode acontecer de a pessoa se admirar com um desconto e não ter dinheiro para comprar o que precisa. Com a lista em mãos também é possível acompanhar a variação de preços do produto e adquiri-lo com um desconto real. Alguns sites já fazem esse mecanismo de comparação do preço ao longo do tempo.
As vendas online representam uma maior comodidade e segurança em relação à Covid-19, mas também são mais propícias para golpes. Por isso, o consumidor não pode esquecer de checar o endereço do site de vendas. Uma dica simples é verificar se no endereço da loja, antes do “www” tem o protocolo “https”. Esse “s” significa que o ambiente possui certificado de segurança e atesta que os dados do cliente são protegidos por criptografia.
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