Saúde

Gravidez: “Comer por dois” pode colocar o bebê e a mãe em risco, diz estudo

“Agora, você precisa comer por dois”. Que grávida nunca ouviu essa frase? No entanto, um estudo realizado com mulheres grávidas dos Emirados Árabes Unidos apontou que o ganho de peso gestacional excessivo pode trazer riscos para a saúde do bebê e da mãe. “Os primeiros mil dias, incluindo dias passados ​​no útero, são considerados críticos e sensíveis na vida. Assim, as exposições ambientais têm um impacto duradouro no crescimento e na saúde futura do bebê”, afirmam os pesquisadores.

Publicado na revista acadêmica, The Journal of Nutrition, o estudo analisou dados de 242 grávidas, coletados entre 2015 a 2017. Desse grupo de mulheres, 57,4 % tiveram ganho de peso excessivo. Os pesquisadores identificaram basicamente dois padrões de hábitos alimentares: “Diversificado” — que  foi caracterizado por alta ingestão de frutas, vegetais, pratos mistos, carnes, laticínios, grãos, legumes e nozes — e “Ocidental” — composto pela ingestão de doces, bebidas adocicadas e fast food.

Os resultados do estudo mostraram que as mulheres grávidas nos Emirados Árabes Unidos, adeptas ao padrão ocidental tiveram mais chances de ganhar peso excessivamente.  Em relação à mãe, esse quadro pode levar a distúrbios hipertensivos, diabetes, cesárea de emergência e obesidade. Além disso, os pesquisadores afirmaram que outros estudos já mostraram que o aumento de peso da gestante pode aumentar as chances de nascimento de bebês muito grandes (macrossomia fetal). Há também o risco da criança desenvolver doenças cardiometábólicas e obesidade.

Confira algumas dicas para controlar o peso durante a gravidez

Embora a dieta das gestantes deva ser individualizada, a nutricionista Mariana del Bosco, da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade (Abeso), dá algumas recomendações gerais:

* Aumente o consumo de fibras, que promovem saciedade e ajudam a estabilizar os níveis de glicose. Vale ingerir mais verduras e legumes, incluir cereais integrais, grãos, como lentilha e ervilha, além de farelo de aveia, semente de linhaça e chia nas refeições.

* Embora as frutas sejam boas fontes de fibras, elas contêm muita frutose, que é açúcar. O ideal é consumi-las in natura, preferencialmente de sobremesa, evitando sucos e papas, que são absorvidos muito rapidamente, fazendo a glicose subir.

* Combine sempre carboidratos com proteínas, acrescentando queijo à torrada ou iogurte ao cereal, por exemplo, para retardar sua absorção.

*Revista Crescer

Sobre o Autor

Caren Diniz

Caren Diniz é jornalista formada em 2010 pela Universidade Paulista. Nascida e criada na capital de São Paulo, se mudou para Serra Talhada em 2011, e desde então, atua em veículos de comunicação locais, como a rádio Cultura e a Tv Asa Branca, afiliada Rede Globo.
Caren costuma escrever sobre jornalismo diário, e destaca histórias de personagens locais.

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário