Não importa qual o ramo ou segmento de uma empresa, uma boa comunicação no ambiente de trabalho deve ser necessária para uma corporação se manter e prosperar no mercado competitivo atual.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Project Management Institute Brasil (PMI), 76% de 300 grandes empresas, definem a comunicação no ambiente de trabalho como o principal motivo de fracasso de diversas atividades propostas.
Diante disso, a fisioterapeuta Madalena Aureliano, preocupada com processos básicos dentro de sua empresa, decidiu arregaçar as mangas, e pedir ajuda a uma profissional de comunicação capacitada para solucionar seu problema e ajudar outras tantas profissionais de saúde de Serra Talhada.
“Angustiada com a dificuldade de comunicação da minha equipe, e buscando uma excelência nesse assunto, resolvi pedir a minha irmã, a jornalista Roberta Aureliano, para preparar um momento diferente e convidei algumas profissionais da saúde, além da minha equipe, para participar desse treinamento”, revelou Madalena.
A comunicação é responsável por transmitir mensagens claras, com o objetivo de aprimorar a rotina de trabalho, e a falha nesse processo pode ocasionar pequenos erros de administração na implantação da comunicação como: excesso de informação; falta de envolvimento e participação das pessoas, falhas na comunicação, desmotivação dos funcionários, pouco trabalho em equipe, dificuldade de personalizar mensagens para os diferentes níveis de funcionários e entre outros.
Nesse contexto, a jornalista Roberta Aureliano apresentou questionamentos básicos aos participantes, a fim de instiga-los a pensar e promover a melhor comunicação em suas empresas.
“Praticar conteúdo vai muito além de uma produção textual ou visual. Todo o tempo estamos nos comunicando. E são muitas as formas. Mas quando pensamos em comunicação no nosso ambiente profissional, estamos comunicando o que? São muitos questionamentos, muita busca pela eficiência no comunicar, afinal o principal objetivo é se fazer entender da maneira correta, assertiva. Ser relevante naquilo que nos propomos a fazer. Se sua empresa “fala” bem, se a conversa é limpa, franca e sem ruído, o mercado entende. Esse é o nosso ponto de partida”, explicou Roberta Aureliano.
O treinamento aconteceu no último sábado (05), na MJ Soluções Empresariais, no Shopping Serra Talhada, com participação de cerca de 10 profissionais da saúde.
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