by rochany rocha Marketing Pessoal

Cinco dicas para você arrasar no marketing pessoal sem parecer chata ou arrogante

Você tem facilidade para falar de si mesma? Se apresentar, dizer o que faz, revelar suas maiores qualidades e ser querida por todos sem medo de parecer “alguém que está se achando”? Esse MARKETING PESSOAL é super importante, mas muitas vezes ele é prejudicado por esse receio de ser mal interpretada. Porém, com as dicas abaixo, isso tem tudo para não acontecer mais!
Marketing Pessoal
Marketing Pessoal

 

LEMBRE-SE: VOCÊ NÃO TEM UMA SEGUNDA CHANCE DE CAUSAR UMA BOA PRIMEIRA IMPRESSÃO
A maioria das pessoas quer causar uma boa impressão. Sorrir, se mostrar aberta, ser agradável e educada, são pontos importantes para que o outro te veja com bons olhos. Essa é uma chance valiosa de despertar interesse. “No marketing pessoal, a primeira impressão é o que chamamos de “momento mágico”, aquele em que há o primeiro encontro entre as partes. Ele tem que ser bom. Pessoas ‘de cara fechada’ ou de mal com a vida passam uma imagem que depois fica difícil reverter em benefícios”, explica EDUARDO MAROSTICA, PROFESSOR DE MARKETING DE RELACIONAMENTO DA FGV (Fundação Getúlio Vargas).
SÓ PROMETA AQUILO QUE VOCÊ TEM CONDIÇÕES DE ENTREGAR
De acordo com Marostica, “muitas vezes a pessoa é traída por querer causar uma ótima impressão, e tem rompantes de prometer o que não pode entregar. Além de ficar desacreditada, passa a impressão de ser meramente interesseira, por seus resultados rasos, sem continuidade”. E isso se estende também aos valores que você agrega a si mesma, como mentir que fala outras línguas, ou tem qualidades que não possui, por exemplo.
FALE COM AS PESSOAS JAMAIS DAS PESSOAS
Fofoca não é legal, isso não é segredo para ninguém. Comentar da vida alheia gera uma péssima impressão, mesmo que você esteja se dirigindo a uma super fofoqueira. Sendo assim, saiba a hora de ficar calada, pegar uma bebida, ir ao banheiro ou apenas sorrir. “Ao falar, tenha certeza que o silencio não é melhor”, sugere o profissional.
MANTENHA SEMPRE AS ANTENAS LIGADAS
Pessoas dispersas geralmente causam irritação nos demais. Não só por não estarem prestando atenção, mas por fazerem com que os outros tenham que repetir o que estão fazendo ou falando. Fique esperta, com ouvidos e olhos mais abertos que a boca. Se puder, já chegue informada sobre o contexto e as pessoas. O especialista dá a dica: “interprete o ambiente em que está penetrando. Os ambientes digitais estão aí, use-os para buscar boas informações. Conhecer as pessoas é vital”.
MANTENHA SEMPRE AS PORTAS ABERTAS
Seguindo os quatro passos acima, com um marketing pessoal bem feito, você chega a outro nível muito importante, fruto desse bem sucedido primeiro momento: o marketing de relacionamento. Ele pode ser muito mais duradouro e trazer ótimos frutos para todas as áreas da sua vida. “Mantenha bons contatos, relações sólidas, seja boa com as pessoas”, recomenda o professor. Ele complementa: “Se você queimar uma das etapas anteriores, não chega à última”.

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário