Marketing Pessoal

Para homens: pele sob a barba ressecada ou com caspa? 3 dicas para resolver o problema

É um contratempo comum: após assumirem barbas volumosas, homens começam a perceber o ressecamento ou o surgimento de caspa sob os pelos. “Ela pode ser causada por conta do clima, falta de higiene, uso de produtos, genética e desidratação. As principais características da caspa na barba são vermelhidão, coceira e o descamação”, afirma o Dr. Lucas Fustinoni, médico tricologista, e membro da World Trichology Society e da European Hair Research Society.

Segundo Ana Paula Kascher, diretora comercial da B.URB, uma forma de compreender o efeito é comparar os cuidados da barba aos do cabelo: “Muitas pessoas se esquecem que, assim como cuidamos dos cabelos e do couro cabeludo, temos também que cuidar dos pelos faciais e da pele”, afirma

Cuidados com a barba podem evitar desidratação da pele e caspa (Foto: Getty Images/Westend61)
Cuidados com a barba podem evitar desidratação da pele e caspa (Foto: Getty Images/Westend61)

Abaixo, três dicas de especialistas para evitar o contratempo:

Lave o rosto com água morna

Lavar o rosto com água quente pode parecer relaxante em um primeiro momento, mas tem efeitos negativos para a pele. “Sabemos que a água quente retira parte do manto hidrolipídico, barreira protetora da pele formada por água e gordura. Com isso, o tecido sob a barba passa a ficar com aspecto ‘rachado’, podendo causar coceira e até o surgimento de placas vermelhas de irritação”, diz o médico tricologista, “prefira água fria ou em temperatura morna no banho e na hora de lavar o rosto”. O excesso de lavagem também deve ser evitado, pois também retira o óleo natural da pele e pode deixá-la seca e com o aspecto de repuxado. O recomendável é lavar apenas duas vezes ao dia, assim como a pele do rosto.

O primeiro passo para evitar coceira é a higiene correta. “Um erro muito comum que homens cometem é o de utilizar shampoos para cabelo para higienizar a barba”, diz o Dr. Lucas. A diretora comercial explica que os shampoos para cabelo possuem ativos responsáveis por remover a oleosidade do couro cabeludo. Esses ativos, se usados na barba, removem uma camada de hidratação importante para a pele. Os shampoos corretos lidam com problemas sa pele do rosto, como a desobstrução de poros causadores de cravos e pelos encravados ou a estimulação da circulação sanguínea da região (e posterior crescimento saudável dos fios).

Cuidados com a barba podem evitar desidratação da pele e caspa (Foto: Getty Images/EyeEm)
Cuidados com a barba podem evitar desidratação da pele e caspa (Foto: Getty Images/EyeEm)

Esfoliar também pode ser importante para liberar a passagem para os pelos crescerem no sentido correto, impedindo a formação de cravos e espinhas e que o pelo encrave. “O ideal é utilizar esfoliantes especificamente masculinos”, explica Ana Paula Kascher.

Hidrate a pele e invista no óleo de barba

“Hidratar a pele e a barba todos os dias é um cuidado importante para evitar o ressecamento e a descamação na área, além de prevenir e acalmar a coceira. O ideal, para os barbudos, é utilizar hidratantes específicos para pelos faciais, pois eles ajudam a evitar o problema do ressecamento”, afirma o Dr. Lucas. Uma boa opção, segundo Ana, é o balm para barba Midtown, da B.URB, com manteiga de karité que trata de maneira eficiente os pelos de todos os tipos de barba, além de contar com emolientes calmantes que mantêm a pele hidratada e evitam ressecamentos, escamações e o surgimento da caspa”, destaca.

 

*QG

Sobre o Autor

Redação Rochany Rocha

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário