A erva pode ser cultivada em qualquer período do ano. Foto: pinterest
Destaques Saúde

Aprenda a plantar hortelã em casa!

A hortelã é uma das plantas mais conhecidas do mundo. É impossível não reconhecer seu sabor refrescante, que aliado a outros alimentos, deixa receitas irresistíveis. Ela também possui diversos benefícios. Você pode não conhecer todos, mas com certeza já ouviu falar de alguma propriedade associada a ela. O gosto característico ainda ressalta o sabor de pratos variados, como uma opção de tempero natural. Em chás ou sucos, ela se popularizou como um alimento desintoxicante e calmante, além de dar refrescância a qualquer preparação gastronômica.

A erva aromática também possui a função anti-inflamatória e melhora a digestão. Além disso, ela é muito potente agindo como descongestionante de mucosas e para aliviar dores musculares, quando utilizada em forma de óleo. Outra aplicação do vegetal está presente na fórmula de cosméticos devido às qualidades adstringentes e antissépticas, combinadas ao frescor agradável que ele proporciona, inclusive ao hálito.

Aprenda a plantar hortelã em casa. Foto: Pinterest

Ficou interessado em usufruir de todas as vantagens relacionadas ao consumo de hortelã? Que tal facilitar o acesso a ela e cultivar o vegetal em casa mesmo?

Veja dicas para fazer uma horta de hortelã!

 Temperatura e clima

No Brasil, os tipos mais comuns do vegetal são a hortelã-comum, que é a mais conhecida, e a hortelã-pimenta, que conta com um aroma ainda mais refrescante. Para o plantio em casas ou apartamentos, a comum é mais recomendada pelo fato de ter uma resistência maior e exigir menos cuidados. Perfeita para os jardineiros iniciantes!

O clima quente e úmido faz a hortelã crescer em menos tempo e com as folhas mais vistosas. Contudo, ela pode ser plantada o ano todo, já que tolera bem tanto o calor quanto o frio. Só não se deve esquecer que o vegetal precisa de no mínimo 5 horas de luz por dia, seja direta ou indireta.

Plantio em vasos

A hortelã pode ser plantada em pequenos vasos. Foto: Pinterest
  1. Para começar, você vai precisar de um vaso com furos no fundo, que tenha cerca de 20 centímetros de altura, com a maior largura que você encontrar. Isso porque, enquanto tiver espaço, a planta vai se espalhando lateralmente e suas raízes não são muito profundas.
  2. No fundo do vaso, faça uma camada com juta (ou algum tecido mais grossinho com fibras naturais),  adicione pedrinhas e coloque outra camada de juta. Esta etapa vai funcionar como um filtro que impede que a água acumule e apodreça a plantinha.
  3. Depois dessa drenagem, adicione o substrato, que também é conhecido como terra preparada, até completar o vaso e plante a semente ou a rama a um centímetro de profundidade. Em Serra Talhada, você pode encontrar sementes de hortelã a venda em sementeiras, como a que fica localizada no final da rua 15, por trás da Tupan, ou no bairro Ipsep, em frente a pracinha.
  4. Procure manter o substrato sempre úmido, regando duas vezes ao dia. Apenas tome cuidado para não encharcar o vegetal!

Colheita e adubagem

Você vai conseguir colher as folhinhas de hortelã aproximadamente 20 dias após o cultivo e ela pode ficar por anos produzindo sem parar! Vai ser possível observar que ela rebrota com mais vigor conforme você for colhendo somente as folhas, mantendo o ramo principal.

Quanto aos nutrientes, você pode repor o substrato a cada mês ou acrescentar adubos, respeitando o mesmo período, para que a erva esteja sempre saudável.

Curtiu a idéia? Então não perde tempo e coloca a mão na massa!

 

Sobre o Autor

Caren Diniz

Caren Diniz é jornalista formada em 2010 pela Universidade Paulista. Nascida e criada na capital de São Paulo, se mudou para Serra Talhada em 2011, e desde então, atua em veículos de comunicação locais, como a rádio Cultura e a Tv Asa Branca, afiliada Rede Globo.
Caren costuma escrever sobre jornalismo diário, e destaca histórias de personagens locais.

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário