À Mesa Destaques

Seu filho não quer comer? Veja como mudar essa situação!

Que a vida de mãe é cheia de preocupações com os filhos não é novidade para ninguém. Na lista das coisas que tiram nosso sossego está a saúde, educação, o conforto, o desenvolvimento saudável e o principal, a alimentação.

Se os pequenos comem bem, metade da nossa aflição vai embora. Mas quando eles começam a recusar um alimento que até então adoravam, aí tudo desanda, e o momento da refeição, que é pra ser prazeroso, acaba virando motivo de estresse para pais e filhos, já que a gente, com a melhor das intenções, acaba forçando as crianças a comerem o que não querem.

A nutricionista Elizabeth Rodrigues conta que a forma como a introdução alimentar é feita pode afetar diretamente nessa possível seletividade alimentar. “Ainda existem poucos estudos voltados para a seletividade alimentar, mas acredita-se que um dos grandes responsáveis por este evento seja a introdução alimentar deficiente. Até um ano de idade a criança precisa ser apresentada ao máximo de alimentos, com texturas, cheiros e sabores diferentes. Exceto as crianças com casos mais graves com TDHA e transtornos do espectro autista, estas requerem atenção especial”.

Nutricionista Elizabeth Rodrigues

Ela ainda diz que “na fase da introdução alimentar precisa-se caprichar, esquecer receitas como papinhas e sopas, e apresentar o alimento na forma mais natural que puder, deixando sempre as cores e texturas para que a criança possa sentir e tocar, trabalhando sempre a parte sensorial”.

Método de introdução alimentar BLW apresenta os alimentos em sua forma natural. Foto: Pinterest

O que fazer para meu filho voltar a comer?

Antes de tudo, é preciso ter muita calma, paciência e deixar a emoção um pouco de lado para considerar a razão, já que em geral, assim como nós, a criança também pode ter suas preferências. Mas é nosso papel ajudar os pequenos a aprender a apreciar novos alimentos com o tempo. Elizabeth diz que uma das melhores estratégias para isso é ser exemplo: “Primeiro torne o momento tranquilo, nada de obrigar a criança a comer. Faça das refeições momentos de paz e prazer. Lembre de variar as preparações o máximo que puder (cozinhado, assado, frito, chapado), afinal, ninguém gosta de comer a mesma coisa sempre! E o principal: coma com seu filho, seja o exemplo! A comida do prato dele deve ser igual a sua! Não adianta pedir que ele coma diferentes tipos de salada e você com um prato de macarrão”, explica ela.

Fazer as refeições em família pode incentivar as crianças a experimentar novos alimentos. Foto: divulgação/internet

A nutricionista ainda orienta a não oferecer recompensas. Aquela história de “se comer tudo ganha a sobremesa” não ajuda em nada. Ela ainda recomenda envolver a criança no preparo das refeições, assim o pequeno pode se interessar mais na comida. E principalmente, ter persistência, já que tudo é uma questão de adaptar o paladar.

“Faz parte do crescimento e desenvolvimento da criança, tudo é um aprendizado. Precisamos ensinar como comer, o que comer, a adaptar o paladar, tudo isso demanda tempo. Não tenha pressa, cada criança tem sua evolução que é totalmente individualizada. Tenha paciência e persistência que você colherá os frutos e terá uma criança bem nutrida e alimentada”, finaliza ela.

Como variar as receitas?

Pra te ajudar a inovar na cozinha, pesquisamos algumas receitas bem simples, mas que prometem sucesso com uma apresentação diferente daquelas que estamos acostumadas a oferecer!

Se liga só!

Pão de queijo de frigideira com tomate ou espinafre

Ingredientes

1 tomate médio, sem sementes, picado
1⁄2 colher (chá) de azeite
1 pitada de sal
1⁄2 xícara (chá) de polvilho azedo
1 colher (sopa) de iogurte natural integral
3 colheres (sopa) de queijo branco ralado
1 clara de ovo

Modo de preparo

Em um liquidificador, bata o tomate com 3 colheres (sopa) de água, formando um suco. Coloque em uma panela, junte o azeite e o sal e leve para ferver. Em um recipiente, coloque o polvilho e regue com a mistura fervente, mexendo bem para escaldar o polvilho. Junte o iogurte, o queijo branco e a clara, e misture bem, formando uma massa homogênea. Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque a massa em colheradas. Quando desgrudar da frigideira, vire e espere dourar do outro lado. Sirva a seguir.

Rendimento: 6 unidades
Tempo de preparo: 20 minutos

Dica: Se desejar, substitua o tomate por espinafre. Use 1/2 xícara (chá) de folhas de espinafre e bata com 3 colheres (sopa) de água. Não deixe a massa muito fina na frigideira. Para ficar com textura de pão de queijo, coloque uma camada grossa (cerca de 0,5 cm de espessura).

Purê de abóbora e batata

Ingredientes

750 g de abóbora
1 batata
1 colher (chá) de azeite
3 gotas de limão
Sal a gosto

Modo de preparo

Lave e descasque a abóbora e a batata. Corte-as em cubos. Em uma panela, cubra-os com água, e cozinhe por 15 minutos. Escorra. Amasse, junte o azeite e o limão para obter um purê bem macio. Salgue se necessário.

Rendimento: 5 porções Tempo de preparo: 40 minutos

Purê de couve-flor

Ingredientes

1 couve-flor média
2 colheres (sopa) de manteiga
2/3 xícara (chá) de leite
1⁄4 de copo de requeijão
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
Sal a gosto

Modo de preparo

Lave bem a couve-flor e corte-a em buquês. Em uma panela média, ponha água o suficiente para cobri-los, espere levantar fervura e cozinhe até que fiquem macios. Escorra bem. No liquidificador, bata a couve-flor, a manteiga e o leite até obter um purê cremoso. Transfira para uma panela, acrescente o requeijão, sal e mexa até formar um creme homogêneo. Salpique com o queijo parmesão e a cebolinha. Desligue o fogo, transfira para uma travessa e sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Fonte das receitas: Karine Durães

Sobre o Autor

Caren Diniz

Caren Diniz é jornalista formada em 2010 pela Universidade Paulista. Nascida e criada na capital de São Paulo, se mudou para Serra Talhada em 2011, e desde então, atua em veículos de comunicação locais, como a rádio Cultura e a Tv Asa Branca, afiliada Rede Globo.
Caren costuma escrever sobre jornalismo diário, e destaca histórias de personagens locais.

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário