9 erros que cometemos no banho e que prejudicam nossa pele (Foto: Getty Images)
Beauty

9 erros que cometemos no banho e que prejudicam nossa pele

Ah, o banho! O momento de sossego e relaxamento de muitas pessoas pode acabar se transformando na causa de chatices como pele seca, dermatites e até mesmo acne. O motivo disso é que existem erros inconscientes que cometemos neste processo que podem causar estragos em nossa pele e corpo de maneira geral. Quer saber quais são? Te contamos a seguir:

Ficar no chuveiro por muito tempo

Embora o banho seja uma forma necessária para remover o suor e as células mortas da pele, remover a sujeira e prevenir o odor corporal, conforme sabemos, os banhos diários também podem ter um efeito negativo na pele. “Lavar a pele em excesso — e por períodos prolongados de tempo — pode remover os óleos naturais e afetar as bactérias naturais que ali crescem para apoiar o seu sistema imunológico. O conselho geral para banhos é o de quanto mais curtos, melhores, com alguns especialistas recomendando que cinco minutos é tempo suficiente”, explica a dermatologista Rekha Tailor à Glamour UK.

Tomar banho em água quente

Amamos um banho quente e fumegante tanto quanto qualquer pessoa, mas, aparentemente, banhos mais curtos e mais frios são melhores para sua pele. “Isso ocorre porque o uso de água muito quente pode ter um impacto negativo na pele”, explica. “A água quente causa danos às células de queratina localizadas na camada externa da pele, ou na epiderme. As temperaturas mais altas ressecam a pele e agravam as condições da pele, como o eczema, muitas vezes resultando em pele vermelha, coceira e ressecamento.” Banho frios, então!

Secar a pele totalmente após o banho

“Deixar a pele úmida é benéfico porque a ajuda a absorver os ingredientes nos seus produtos, obtendo o máximo benefício deles,” explica. De acordo com a profissional, também não há a necessidade de “esfregar” com violência a toalha contra o corpo, isso só nos prejudica. Seque de maneira leve e consciente.

Lavar o cabelo por último

“Muitas pessoas cometem o erro de fazer isso e depois lavar o cabelo. Eu sempre aconselho a paciente a melhor lavar o cabelo primeiro e depois o corpo”, diz.  Por que? Alguns shampoos e condicionadores podem irritar a pele delicada ou agravar a acne se não forem usados adequadamente. Portanto, lavar o rosto e o corpo depois do cabelo evitará que isso aconteça. Anotado.

Usar muitos produtos nas áreas íntimas

Embora seja importante lavar as áreas íntimas, também é importante certificar-se de deixar que a vagina mantenha seus níveis naturais de pH. Lavá-la com produtos perfumados e texturas abrasivas pode não apenas irritar a pele delicada, mas também danificar o nível de pH natural do corpo e causar doenças como a vaginose bacteriana, que ninguém quer.

Raspar as pernas em seu banho matinal

De acordo com os especialistas, a melhor hora para raspar as pernas é antes de dormir porque, quando dormimos, nossas pernas ficam mais quentes e incham ligeiramente, o que faz com que os pelos retornem aos folículos e se tornem menos evidentes. Portanto, raspando pelos à noite, ao acordar de manhã, suas pernas ficarão mais macias do que realmente são. Yes!

9 erros que cometemos no banho e que prejudicam nossa pele (Foto: Getty Images)
9 erros que cometemos no banho e que prejudicam nossa pele (Foto: Getty Images)

Usar água dura

De acordo com Abi Oleck, especialista em pele das celebridades, a maioria de nós toma banho com água dura, que resseca o cabelo e a pele e piora a sensibilidade existente. Lembrando que a água dura é aquela com excesso de sais dissolvidos, como cálcio, magnésio e ferro. “A água dura torna nossa pele essencialmente mais sensível, podendo ter um impacto sobre os produtos que usamos com ingredientes potencialmente irritantes,” diz. Então, como podemos contornar isso se vivemos em uma área de água dura? Filtros de chuveiro!

Lavar o rosto no chuveiro

Muitas pessoas deixam de fazer a limpeza matinal correta pois tomam banho pela manhã. Vale lembrar que você deve limpar totalmente o rosto todas as manhãs e noites, mesmo que não tenha usado maquiagem ou protetor solar, já que a poluição e a sujeira diária ainda estarão presentes na pele. Partindo deste princípio, a profissional não indica lavar o rosto no chuveiro e sim com produtos adequados na pia. “Você não irá querer shampoos ou condicionadores de cabelo escorrendo pelo rosto, pois eles contêm produtos químicos agressivos e surfactantes. Além disso, tendemos a deixar a água do chuveiro mais quente, o que pode irritar a pele do rosto. Lave o rosto sobre a pia, usando água morna”.

Lave seu cabelo separadamente

Mais desgosto para as preguiçosas: devemos evitar lavar o cabelo no chuveiro + limpeza corporal. De acordo com Abi, você deve optar por fazer isso sobre uma pia ou lavá-lo separadamente, ou seja, lave o cabelo e depois prenda-o com uma touca de banho antes do banho corporal. “Deixar que shampoos ou condicionadores de cabelo caiam no rosto/nas costas pode inflamar a pele, criando probleminhas como a acne nas costas e glúteos. Isso se deve a shampoos condicionadores que contêm produtos químicos agressivos e surfactantes. “Os condicionadores também são conhecidos por causar uma película que impede que o protetor solar funcione com todo o seu potencial, potencialmente prejudicando a pele com a exposição ao sol, principalmente em crianças”.

Usar uma bucha que não está limpa

As buchas são ótimas para esfoliar a pele, porém, não se esqueça que você deve limpá-las semanalmente — você pode fazer isso colocando-as de molho em água quente e vinagre ou na máquina de lavar. Certifique-se de comprar uma bucha nova todos os meses.

*Glamour

Sobre o Autor

Caren Diniz

Caren Diniz é jornalista formada em 2010 pela Universidade Paulista. Nascida e criada na capital de São Paulo, se mudou para Serra Talhada em 2011, e desde então, atua em veículos de comunicação locais, como a rádio Cultura e a Tv Asa Branca, afiliada Rede Globo.
Caren costuma escrever sobre jornalismo diário, e destaca histórias de personagens locais.

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário