Comportamento

Carnaval em casa: veja dicas para curtir os dias de folia com as crianças

Falta apenas alguns dias para o Carnaval. Para as crianças, a data é sinônimo de diversão com os amigos e familiares, além de ser o momento ideal para vestir fantasias de seus personagens favoritos. Neste ano, com aulas virtuais em diversas escolas ao redor do país e com as atividades de carnaval suspensas, a celebração precisará ganhar outro formato: o carnaval em casa. Para isso, basta apostar na criatividade para criar momentos divertidos não somente para as crianças, como também para os adultos.

Para isso, veja uma lista com brincadeiras, ideias de fantasias e até músicas para trazer o clima do Carnaval para o lar e celebrar com as crianças.

Brincadeiras

Caça ao tesouro

Uma das brincadeiras sugeridas é a caça ao tesouro. Bastante conhecida pelas crianças, o jogo consiste em esconder um brinde em algum local da casa e ajudar as crianças a encontrá-los com base em pistas espalhadas pelo lar.

Oficina de máscara

Carnaval em casa: professor dá dicas de brincadeiras para fazer com as crianças (Foto: Getty Images/Tetra images RF)

Que tal confeccionar as suas próprias máscaras de Carnaval? A ideia é ótima opção para entreter não somente as crianças, como também os adultos. Para isso, uma sugestão é buscar moldes na internet, recortá-los e, em seguida, reunir a família para decorar. Logo depois, que tal fazer um baile de Carnaval com as máscaras e as marchinhas antigas?

Guerra de balões

Carnaval em casa: professor dá dicas de brincadeiras para fazer com as crianças (Foto: Getty Images)

Uma pedida interessante para crianças maiores e para fazer em áreas externas é a guerra de balões com água. Esta atividade já é tradicional, principalmente porque estamos em época de muito calor. Basta encher balões com água, amarrá-las e começar a diversão!

Explode balão

Outra opção que também leva o uso de bexigas é a brincadeira explode balão. Neste caso, os adultos devem encher bexigas com confetes dentro e colocar dois papéis valendo duas prendas. Assim, as crianças devem estourá-las, pegar um dos papéis e fazer o desafio listado.

Fantasias

Carnaval em casa: professor dá dicas de brincadeiras para fazer com as crianças (Foto: Getty Images)

Para preparar as fantasias de Carnaval em casa, a dica é apostar na criatividade. Além de ser uma maneira econômica, o momento de criar as peças pode gerar muita diversão para as crianças. Você pode fazer um mergulhador utilizando uma roupa toda preta e simular os cilíndros de oxigênio com duas garrafas pet.

Outra ideia é utilizar lençóis de cama para simular a capa de um super herói ou criar um binóculo utilizando dois rolos de papel. O mais legal é reunir a família e usar a criatividade de todos.

Músicas

Não há como pensar em Carnaval sem pensar nas músicas, especialmente para as crianças. Além de apostar nas tradicionais marchinhas de Carnaval, o professor sugere que as crianças criem os próprios instrumentos. Uma ideia é utilizar garrafas com arroz dentro para criar chocalhos. Outra sugestão é um tamborim com uma frigideira antiga e palitos de churrasco, ou com latas maiores. Boa folia!

Sobre o Autor

Caren Diniz

Caren Diniz é jornalista formada em 2010 pela Universidade Paulista. Nascida e criada na capital de São Paulo, se mudou para Serra Talhada em 2011, e desde então, atua em veículos de comunicação locais, como a rádio Cultura e a Tv Asa Branca, afiliada Rede Globo.
Caren costuma escrever sobre jornalismo diário, e destaca histórias de personagens locais.

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário