by rochany rocha Destaques Moda Masculina

Dermatologista fala sobre “moda” de depilação facial com cera quente

Uma prática, para lá de polêmica, tem dividido opiniões na internet. É que, nos últimos dias, os homens andam se mostrando um pouco mais radicais que as mulheres, no quesito vaidade, onde estão se submetendo a depilações de cera no rosto de forma perigosa.

Os vídeos mostram a cera derretida cobrindo o rosto, boca e pescoço dos participantes — e penetrando parcialmente em suas orelhas e nariz — antes de ser removida.

Um barbeiro, que postou alguns dos exemplos mais vistos, diz que o procedimento é benéfico. Mas a Associação Britânica de Dermatologistas disparou o alerta: “Não é recomendado tentar aplicar cera dentro do nariz ou das orelhas.”

Para falar sobre o assunto, o Blog Rochany Rocha conversou com a dermatologista Samara Godoy, que levantou questões de segurança, dado o risco da cera obstruir a respiração.

Primeiro do mundo

A barbearia Kapsalon Freedom, na Holanda, ganhou mais de 800 mil usuários no TikTok. Uma de suas primeiras publicações sobre o tema, postada em novembro, teve quase 84 milhões de visualizações, após repercussão na imprensa holandesa.

No vídeo em questão, a parte inferior do rosto do cliente estava livre. Mas um exemplo mais recente, com mais de 19 milhões de visualizações, mostra a cera cobrindo o queixo e o pescoço de um homem.

Parte da cera retirada das suas orelhas e nariz é exposta à câmera, mostrando dezenas de pelos saindo da substância agora endurecida.

Nesse caso, a cera apenas contorna (sem cobrir) a boca dele. Mas outros vídeos mostram rostos totalmente cobertos, com cotonetes sendo usados ​​para criar passagens de ar. Tiras de papel também são usadas para proteger os cílios e as sobrancelhas.

O barbeiro Renaz Ismael afirma que a depilação facial é comum no Oriente Médio, onde ele nasceu. Mas ele levou o procedimento a um novo patamar. “Sou a primeira pessoa no mundo que fez a depilação completa”, diz ele à BBC News.

Causa sufocamento

Vendo as imagens, a dermatologista Samara Godoy falou sobre a preocupação em relação à segurança das pessoas que podem tentar realizar o procedimento.

“Nossa primeira consideração seria que isso pode causar asfixia”, diz a dermatologista, que completa “Imagine os vários problemas que podem causar nesse procedimento. A cera cobre nariz e boca, imagine essa cera endurecendo e obstruindo as narinas. A pessoa vai passar um sufoco, sem conseguir respirar, além dos danos causados na pele, que vai receber um produto com temperatura mais elevada, e quando puxar, ainda terá o trauma”.

Durante a atividade, não há elemento de controle para evitar o sufocamento do rosto com cera. Caso esta cera endureça nas vias aéreas, terá que ser removida cirurgicamente.

Abscessos cheios de pus

“Depilar uma área tão grande de pele delicada é muito irresponsável”, acrescentou a Samara Godoy.

“A depilação é um processo traumático para a pele, especialmente para áreas sensíveis, como as que se encontram ao redor dos olhos”, explica. “Essas áreas podem ficar inflamadas e irritadas. Em alguns casos, podem surgir pequenas espinhas ou abcessos cheios de pus, causando foliculite, irritação e inflamação.”

Melasma

“Além de todos esses problemas que podem trazer para a pele, se a pessoa tem tendência a melasma, a temperatura elevada e a tração da depilação, podem dar espaço para o aparecimento de melasmas”, explica a médica, orientando que “existem várias formas de depilação, por exemplos, depilação a laser e na linha. Depilação com cera no rosto não é interessante”.

 

*Com informações BBC

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário