Exemplo de marmita com lanche saudável para o dia - Foto: Reprodução
À Mesa

Deu fome entre as refeições? Veja opções para lanches saudáveis!

Com o dia a dia corrido, muita gente passa o dia fora de casa e mal tem tempo para comer direito. E cada vez mais comum ver casos de pessoas que façam apenas as três principais refeições do dia: café da manha, almoço e janta. Mas a fome pode apertar antes do próximo prato. E ai, é preciso apelar para um lanchinho.

A inclusão dos lanches entre as refeições principais também ajuda a manter o funcionamento do organismo, controlar o apetite e a glicemia, dar energia e até minimizar sintomas de refluxo e gastrite.

Especialistas dizem que comer pequenas porções antes do almoço e do jantar pode ser a chave do sucesso para ter uma alimentação equilibrada, a saúde em dia e o corpo em forma, já que os lanches são uma boa estratégia para garantir o fracionamento da alimentação, evitando que se coma demais em refeições após longos períodos em jejum. 

Entretanto, um cuidado importante é na escolha do que consumir. Priorizando a praticidade, muitas pessoas acabam recorrendo aos produtos industrializados que, na grande maioria das vezes, apresentam alto valor calórico e são ricos em gorduras e açúcares – o que pode pôr em xeque todas as vantagens dos snacks. Para quem sente aquela fominha bater nos intervalos entre refeições principais, indicamos cinco escolhas mais saudáveis e que também são fáceis de serem incluídas na rotina:

1. Frutas em geral: são boas fontes de fibras, vitaminas e minerais, além de baixas em calorias. (Exceto o abacate e o coco, que possuem valor calórico mais alto).

2. Frutas secas: além das propriedades das frutas em si, são opções fáceis de carregar na bolsa e que não precisam de refrigeração.

3. Oleaginosas: castanhas, nozes, amêndoas, avelãs são ótimos snacks para matar a fome e também são fontes de fibras, minerais e gorduras boas que ajudam a prevenir doenças.

4. Iogurte e queijos: são escolhas ricas em proteínas em vitaminas do complexo B. Para o transporte e armazenamento, vale apostar em uma bolsa térmica.

5. Vegetais: Pode parecer estranho, mas vegetais também são excelentes opções. São ótimos por serem de baixa calorias e boas fontes de nutrientes.

Não sinto fome, e agora?

Para pessoas saudáveis, não há prejuízo em pular os lanchinhos. O mais indicado é sempre respeitar a fome. Mas é bom se manter organizado e com boas opções à mão. Com consciência de que, se sentir fome, existem opções saudáveis.

 

Sobre o Autor

Caren Diniz

Caren Diniz é jornalista formada em 2010 pela Universidade Paulista. Nascida e criada na capital de São Paulo, se mudou para Serra Talhada em 2011, e desde então, atua em veículos de comunicação locais, como a rádio Cultura e a Tv Asa Branca, afiliada Rede Globo.
Caren costuma escrever sobre jornalismo diário, e destaca histórias de personagens locais.

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário