O programa Antenadas, exibido pela Tv Farol recebeu, na noite desta terça-feira, o enfermeiro intensivista Felipe Mourato, e o fisioterapeuta Felipe Santos. Os profissionais conversaram com as apresentadoras Juliana Lima e Rochany Rocha sobre o trabalho que desempenham nos leitos de UTI do Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada.
Em uma conversa marcada pela emoção, o enfermeiro e o fisioterapeuta relataram as dificuldades de trabalhar na linha de frente de combate à Covid-19 durante o período de pandemia. Eles disseram que o mais difícil é ver os pacientes entubados, sem acesso a família. Ainda afirmaram que muitos chegam a delirar por conta do confinamento e do ambiente hospitalar, juntando a saudade e o medo de não voltar pra casa.
Felipe Mourato e Felipe Santos também ressaltaram como é difícil decidir por um procedimento ou outro na hora do tratamento, ainda mais quando o cansaço dos plantões exaustivos fala mais alto.
Eles também lamentaram a forma que são tratados todos os profissionais de saúde neste último ano de pandemia, a falta de valorização enquanto pessoa e profissional, os baixos salários e a falta de reconhecimento.
Atualmente o Hospital Eduardo Campos está com 92% de seus leitos de UTI ocupados, com 46 pacientes entubados, sendo 11 de Serra Talhada.
“O hospital Eduardo Campos tem estrutura e insumos suficientes para os cuidados das pessoas, mas como a unidade atende toda a região de Serra Talhada e cidades vizinhas, os leitos estão quase todos lotados, restam poucas vagas”, disse Felipe.
Foram confirmados 18 novos casos positivos de Covid-19 nas últimas 24 horas em Serra Talhada. Nesta quarta-feira o município tem 278 casos em investigação, com 7.286 casos confirmados desde o início da pandemia.
Hoje, 94 pessoas estão em isolamento domiciliar, e 24 pacientes estão internados em unidades de saúde locais, sendo 14 na UTI e 10 nos leitos de retaguarda.
106 serra-talhadenses morreram vítimas da doença causada pelo novo corona vírus.
Deixe um comentário