Uma boa iluminação deixa a casa ainda mais aconhegante - Foto: reprodução.
Destaques Dicas de casa

Saiba como dar uma cara nova para a sua casa usando a iluminação

Se você está pensando em reformar sua casa, ou deseja dar uma nova cara a algum ambiente, vale a pena apostar em um projeto de iluminação. Às vezes basta uma luminária especial ou lâmpadas posicionadas nos locais corretos para fazer a diferença naquele cômodo que está meio sem graça. A iluminação pode influenciar um ambiente em vários sentidos, especificar a lâmpada correta, temperatura de cor adequada e quantidade de luz suficiente para cada ambiente, podem trazer conforto e funcionalidade para o dia a dia.

Mas antes de sair iluminando sua casa, é preciso contar com a ajuda de quem entende do negócio. Nós do Blog Rochany Rocha conversamos com Dailma de Araújo, sócia proprietária da Iluminar, para dar as melhores dicas para você renovar sua casa!

Aldinei dos Santos e Dailma Araújo, da Iluminar.

Ela explica que antes de tudo é preciso saber em que tipo de iluminação apostar. “A cor da luz faz toda a diferença! As cores mais quentes, aquelas mais amareladas, são ótimas para lugares de descanso e repouso, que tornará o ambiente mais aconchegante. Esse tipo de luz é ideal para salas, áreas de lazer e quartos. Já nos cômodos em que são realizadas atividades que precisam de mais atenção e melhor visibilidade, como cozinha, banheiro ou escritório, o recomendado são lâmpadas brancas, que ajudam a manter o foco nas atividades”, orienta Dailma.

Diferença dos tons de iluminação – Foto: reprodução.

 

Através da iluminação também é possível destacar apenas alguns objetos desejados. “Na nossa loja, por exemplo, temos de spots, que são pequenas luzes que são posicionadas de forma estratégica para ajudar a chamar a atenção para um determinado objeto, quadro ou um revestimento que merece ser evidenciado. Esse tipo de iluminação de destaque também é muito utilizada em fachadas de casas com as arandelas, um ótimo recurso para atrair a atenção para uma área específica”, explica a comerciante.

Iluminação de destaque em fachadas e paredes – Foto: reprodução.

 

Spot de luzes usados nessa cozinha ajudam a iluminar ainda mais o ambiente – Foto: reprodução.

 

Iluminação e home office

Nós já falamos aqui sobre como a iluminação certa ajuda a manter o foco. E ultimamente tem se apostado muito em home office. A pandemia levou muitos trabalhadores para dentro de casa, e a situação promete permanecer assim por um bom tempo. Por isso, nada melhor que apostar numa boa iluminação naquele cantinho que você separou para produzir no conforto e segurança de seu lar.

“Para a iluminação de home office é recomendável que ela seja central, direcionada para baixo, com boa distribuição e nos tons branco frio ou neutro. Com uma iluminação indireta você consegue evitar os reflexos na tela do monitor e o desconforto visual. Buscar por uma iluminação uniforme e não ofuscante é importante. O mais recomendado é buscar o equilíbrio entre iluminação central e iluminação indireta, pois tanto a falta como o excesso de iluminação podem causar um desconforto visual. Se possível posicione os móveis próximos a janelas, para aproveitar melhor a luz natural. Luminárias de mesa também podem ser muito úteis para o seu tipo de ambiente. Além de ser um elemento decorativo, contribui para compensar a falta de luz em sua mesa”, explica Dailma.

Modelo de luminária de mesa da Iluminar – Foto: reprodução.

 

Hora do descanso

E na hora de encerrar as atividades e iniciar o momento de lazer dentro de casa? Dailma também conta que há iluminação específica para esse tipo de ambiente. “A primeira dica diz respeito à cor da luz, em um ambiente de descanso é importante ter uma luz amarelada para criar um ambiente aconchegante. Por isso, uma luz mais suave contribui para um ambiente mais sereno, apropriado para o repouso”.

Ela ainda diz que “Para ambientes de repouso, é bom apostar em uma iluminação indireta, pois além de criar um clima aconchegante, não gera reflexos nem incômodos. Uma dica é iluminar bem as bancadas e as mesas desse espaço, para isso, a utilização de spots com iluminação direcionável também é bastante indicada. Você pode utilizar também fitas de LED, que dão um aspecto mais moderno, podendo ser aplicadas em sancas de gesso, painéis, no contorno de quadros, entre outros”.

Fitas de LED indicadas para deixar o ambiente mais calmo e relaxante – Foto: reprodução.

 

Cuidado na hora de comprar

Dailma alerta que quando for começar o projeto de iluminação, deve-se pensar em como cada ambiente será utilizado e qual o tipo de luz ideal para ele, já que uma escolha inadequada de iluminação também pode acabar desvalorizando todo o trabalho que você teve ao planejar um ambiente.

“A iluminação faz tanta diferença que pode ser um ponto forte para mudar a percepção que se tem do espaço. Uma escolha inadequada de iluminação também pode acabar desvalorizando todo o trabalho que você teve ao planejar um ambiente. Por isso, é sempre bom contar com a ajuda e orientação de profissionais capacitados para indicar qual melhor produto para a finalidade de cada ambiente”, finaliza ela.

 

Sobre o Autor

Caren Diniz

Caren Diniz é jornalista formada em 2010 pela Universidade Paulista. Nascida e criada na capital de São Paulo, se mudou para Serra Talhada em 2011, e desde então, atua em veículos de comunicação locais, como a rádio Cultura e a Tv Asa Branca, afiliada Rede Globo.
Caren costuma escrever sobre jornalismo diário, e destaca histórias de personagens locais.

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário