Paixão de Cristo
Acontece

Paixão de Cristo: origem da celebração

Paixão de Cristo – No catolicismo, as tradições de reviver os acontecimentos que lembram a passagens de Jesus Cristo na terra, são elementos importantes para a manutenção da fé. Nesse sentido, a Semana Santa aparece como uma das que têm mais significado, por fazer menção a morte e ressurreição de Jesus.

Mas assim como muitas datas importantes, não foi oficializada com muita facilidade, nem tão rápida. Só no ano de 325 d.C. que praticamente todas as datas religiosas foram definidas. Tudo aconteceu em uma reunião presidida pelo Imperador Constantino e organizado pelo Papa Silvestre I, que ficou conhecida como o Concílio de Niceia. Foi na mesma ocasião que o Catolicismo foi adotado como religião oficial do Império Romano.

Diretor de espetáculo serra-talhadense viverá Jesus pelo 40º ano

A Semana Santa

Também conhecida como Paixão de Cristo, a Semana Santa tem início no domingo que antecede a Páscoa. Esse dia também é conhecido como Domingo de Ramos e lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Na passagem, Jesus é recebido pela população, com ramos de palmeira, o reverenciando como rei.

Segundo o evangelho, Jesus foi para Jerusalém na intenção de celebrar a Páscoa Judaica, juntamente com os discípulos. Ele entrou em Jerusalém sentado em um jumento, adotado como símbolo da humildade. A multidão o aclamava como o Messias, aos gritos de “Hosana ao Filho de Davi!”

Depois do Domingo de Ramos, a Semana Santa segue com a Segunda-feira Santa, que faz menção ao dia que Jesus Cristo foi preso. Já na Terça-feira Santa, são celebradas as sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria. Também é muito comum os cristãos pagarem promessas, lembrando o encontro de Jesus e Maria no caminho do Calvário.

É na Quarta-feira Santa que os católicos celebram a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Com a proximidade da morte de Jesus, segundo as escrituras, o mundo já estaria em trevas, por isso que algumas igrejas celebram o Ofício das Trevas.

O dia também lembra a traição de Judas Iscariotes, que entrega a localização de Jesus e seus profetas por 30 moedas de prata. Seguindo as escrituras, é na noite da quinta que Jesus é preso, interrogado e, no amanhecer da sexta-feira, açoitado e condenado. Para lembrar o início do sofrimento de Jesus, uma série de rituais são adotados, como a retirada de todos os enfeites dos altares e a cobertura de todas as imagens do templo.

A Sexta-feira Santa é o dia em que se recorda a morte de Jesus, que foi crucificado ao lado de dois ladrões. O sábado Santo ou Sábado de Aleluia é o dia que antecede a ressurreição de Jesus Cristo na Semana Santa. Esse é visto como o dia da espera, em que os cristãos, junto ao sepulcro, aguardam sua ressurreição.

A Semana Santa se encerra com o Domingo de Páscoa, data que Jesus Cristo vence a morte para mostrar o valor da vida.

*Com informações: Estudo Prático.

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário