Foto: Getty Images
Beleza

Delineador invertido: aprenda a fazer essa tendência de make para os olhos

Os desfiles de moda em Paris e Milão, para o outono inverno 2021 na Europa, já indicavam para a tendência: olhos destacados e lábios discretos.

Não foram poucos os looks que trouxeram modelos com o delineador bem reforçado e invertido, trazendo uma dramaticidade elegante ao rosto.

delineado invertido

E, além de inserir um ar de “sensualidade controlada” e expressividade à maquiagem, esse estilo tem outras vantagens.

“A técnica é ótima para quem tem as pálpebras superiores levemente caídas ou naturalmente gordinhas porque disfarça essas características. Também provoca a percepção de afastamento entre os olhos então é uma boa alternativa para quem procura esse efeito”, explica Claus Pita, maquiador e educador em beleza, de São Paulo.

Chamativo discreto
Com um batom vermelho, ele ganha ares de passarela. Porém, é possível apostar nesse look para o dia a dia.

O segredo, nesse caso, é optar pelo lábio pálido e por itens mais discretos para a pálpebra superior, como um traçado de lápis mais finos, sombras opacas em tons nudes e poucas camadas de máscaras para cílios.

Quanto à cor de delineador, o céu é o limite. O mercado está cheio de delineadores coloridos, tendência no verão.

Para um ar mais clássico de outono-inverno, o preto, o marrom, o cinza escuro e do azul fechado acertam sem riscos.

“Para as peles negras, um delineador dourado ou azul fica fantástico”, comenta Claus. Pode até parecer difícil de reproduzir em casa, mas não é. O maquiador dá o passo a passo simplificado para fazer no dia a dia sem complicação.

COMO FAZER O DELINEADOR INVERTIDO

1. Com a pele pronta, faça um traço na linha inferior dos cílios, bem rente às raízes, com um lápis de olho a prova d´água. Comece o movimento de fora para dentro ou de dentro para fora, como for mais fácil para você.

2. Reforce o traçado inferior, repassando o lápis para garantir que toda a extensão esteja bem pigmentada. Para não errar, mantenha o rosto reto, olhando para frente sempre, sem pender a cabeça para a lateral (isso pode atrapalhar).

3. Use o delineador para fazer o puxadinho final (o gatinho) no canto externo inferior do olho, deixando a linha se destacar para a lateral.

4. Se quiser reforçar a make, puxe uma linha de gatinho bem rente aos cílios superiores e estenda-o para unir com o traçado de baixo, formando um “v” fechado.

5. Espere secar um pouco e, para não borrar, aplique delicadamente um pouco de pó facial abaixo da linha traçada para selar a maquiagem

Sobre o Autor

Caren Diniz

Caren Diniz é jornalista formada em 2010 pela Universidade Paulista. Nascida e criada na capital de São Paulo, se mudou para Serra Talhada em 2011, e desde então, atua em veículos de comunicação locais, como a rádio Cultura e a Tv Asa Branca, afiliada Rede Globo.
Caren costuma escrever sobre jornalismo diário, e destaca histórias de personagens locais.

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário