A chuva de meteoros Eta Aquáridas alcançara seu pico nesta quinta-feira e poderá ser vista de madrugada no Brasil.
A chuva de meteoros é resultado dos rastros deixados pelo cometa Halley quando passou pela Terra. — Foto: Arquivo pessoal/Nivardo Melo
Acontece

Chuva de meteoros pode ser vista hoje no Brasil

Os fenômenos astronômicos costumam encantar e atrair diversos curiosos. E tem espetáculo no céu marcado para a noite de hoje em todo o país, uma chuva de meteoros que poderá ser vista de todo o Brasil.

É a chuva de meteoros Eta Aquáridas, que alcançará seu pico nesta quinta-feira (6) no Hemisfério Sul. Esses meteoros são resquícios da passagem do cometa Halley. A chuva de meteoros começou em 19 de abril e deve ser visível até 28 de maio, mas seu pico ficou concentrado entre os dias 4, 5 e 6 deste mês, sendo possível observar até 30 meteoros por hora.

No Brasil, assim como nos demais países da América Latina, a visão a visão do fenômeno é favorecida devido à posição da constelação em relação aos países do hemisfério sul.

A estimativa é que o melhor horário para observar o fenômeno seja entre 2h e 4h da manhã, quando a constelação de Aquário estará um pouco mais alta no céu.

Cometa Halley — Foto: NASA Blueshift

Cometa Halley — Foto: NASA Blueshift

A chuva de meteoros acontece quando o nosso planeta atravessa o rastro de poeira e detritos deixado por um cometa ao se aproximar do Sol.

Não é necessário nenhum equipamento para ver o fenômeno, apenas olhar para o céu. Entretanto, quanto mais escuro estiver o céu, melhor será a observação da chuva de meteoros.

Por isso, é importante saber a posição da Lua e quão brilhante ela estará, além de evitar interferência luminosas artificiais, como luzes da cidade.

Sobre o Autor

Caren Diniz

Caren Diniz é jornalista formada em 2010 pela Universidade Paulista. Nascida e criada na capital de São Paulo, se mudou para Serra Talhada em 2011, e desde então, atua em veículos de comunicação locais, como a rádio Cultura e a Tv Asa Branca, afiliada Rede Globo.
Caren costuma escrever sobre jornalismo diário, e destaca histórias de personagens locais.

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário