Disturbio alimentar e cirurgia bariatrica
Entrevistas

Como diferenciar os tipos de cafés

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar nestes termos: Café especial, café gourmet e café tradicional. Será que você sabe quais são as diferenças entre eles?

Para nos ajudar a decifrar esse misterioso mundo dos sabores de café, nós conversamos com o Barista Daniel Alvino, da cafeteria Café do Villa.

Blog Rochany Rocha – Como e quando você começou a se interessar pelo café e ser barista?
Daniel – Eu tenho 28 anos e até os 27 anos eu não tomava café, de jeito nenhum. Minha mãe criou a gente sem café para que não fôssemos dependentes da cafeína. E quando surgiu a oportunidade da gente trabalhar aqui na cafeteria, que foi preciso fazer um curso de barista para ficar a frente do negócio, e me ofereci, porque gosto de estar inovando e a possibilidade de fazer algo com as mãos me encantou.

Me apaixonei tanto pelo café, que troquei água pelo café. Estou sempre experimentando, fazendo novas harmonizações, sempre estudando mais sobre o café.

BRR: O café tradicional já é muito conhecido, mas qual a diferença entre o Café Gourmet e o Café Especial?
Daniel – A Abic (Associação Brasileira da Indústria do Café), propõe três categorias de produtos a partir de níveis de qualidade: Tradicional, Especial e Gourmet. Essa qualidade parte da quantidade de defeitos encontrados na matéria prima.

O café tradicional tem até 400 defeitos, juntos do grão, ou seja, foi muido outros grãos que não são café, mas não desqualifica o café. O café gourmet, só pode ter até 12 defeitos e o especial só pode ter até 5 defeitos. Então, praticamente, a gente toma o grão de café.

E o café especial precisa ter corpo, doçura e acidez. Se ele não tiver esses 3 elementos, não é especial.

Então o que diferencia os cafés são os selos da Abic e os defeitos que têm junto deles.

BRR – Sobre as especialidades nos sabores do café, quais são?

Como diferenciar os tipos de cafés

Daniel – Os sabores do café são divididos em 7 categorias: tipo (arábica e/ou conilon), bebida, torração (muito claro, claro, moderadamente claro, médio claro, médio, moderadamente escuro, escuro e muito escuro), moagem (grossa, média grossa, média, média fina, fina), sabor, corpo e aroma.

BRR – Aqui na Cafeteria Café do Vila, qual o tipo de café vocês oferecem?
Daniel – Nós usamos o Café Especial 100% arábica. Essa especialidade tem uma característica de que deve ser plantado a uma certa altitude. No caso do que oferecemos aqui, ele é da Fazenda Mata Grande, em São Gabriel- Espírito Santo e foi plantado a 1.200 metros de altitude.

A gente mói o café na hora, evitando a oxidação. Garantindo a qualidade do grão e especial.

BRR – Quais são os pilares de um boa xícara de café?
Daniel – Água boa, sem cloro e fresca. (98% do café servido na xícara é água).
Grãos de boa qualidade. (Origem controlada, 100% arábica e torrado corretamente).
Este grão ser moído na hora. (Isso é inegociável).

A cafeteria Café do Villa fica localizada na Clínica Villa Saúde, e você pode saber mais pelo Instagram @cafeteriacafedovilla.

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário