Aprenda a treinar em casa.
Confira dicas de treinos simples com o profissional de educação física Júnior Gomes. Foto: arquivo pessoal.
Destaques Saúde

Saiba como treinar em casa

Desde março do ano passado, quando começou a pandemia da Covid-19, quem tinha uma rotina de prática de atividade física, principalmente em academias, sentiu dificuldades em manter os exercícios em dia.

Com as restrições impostas pelas medidas de isolamento e distanciamento social, as academias se tornaram um ambiente inseguro, e por vezes, foram alvos das restrições, e precisaram fechar as portas.

E aí, quem sempre teve o costume de se mexer, se viu parado dentro de casa. Conforme o tempo de pandemia foi prolongando, as pessoas e os profissionais de educação física foram buscando alternativas para voltarem a praticar atividade física de forma segura, já que os exercícios são grandes aliados para manter a saúde em dia, principalmente em tempos de pandemia: médicos e especialistas já listaram a obesidade como uma das comorbidades que pode agravar casos da doença causada pelo novo corona vírus.

Ao ar livre

Com isso, começou uma onda de exercícios fora das academias: seja ao ar livre, em espaços públicos como praças, ou a alternativa mais segura quando se fala em isolamento social: o treino em casa.

Mas qual será a diferença entre um treino feito em casa e o feito em academias? Júnior Gomes, profissional de educação física que atua em Serra Talhada, explica pra gente: “O treino em casa utiliza o peso corporal, e quando necessário, itens acessíveis a qualquer pessoa que podem ser usados como peso extra: 1 kg de algum alimento como arroz ou feijão, cabo de vassoura, cadeira, sofá. Esse tipo de treino vai proporcionar ao praticante resistência física, aumento do metabolismo e conseqüentemente, queima de calorias e perca de peso”.

Saiba como treinar em casa.
Profissional de educação física, Júnior Gomes, ensina treinos para fazer em casa. Foto: arquivo pessoal.

O professor ainda explica que o treino na academia é recomendado quando a pessoa precisa evoluir os resultados: “O treino na academia se faz necessário quando o treino em casa não surte mais efeito no corpo do praticante. Chega um momento em que há uma estagnação no processo de hipertrofia (que é o processo de ganho de massa muscular) ou emagrecimento. Ai é preciso um treino com resistência e pesos maiores do que já se usa habitualmente. É nessa hora que precisamos do auxílio das máquinas e equipamentos encontrados nas academias”.

O treino em casa é um ótimo aliado em tempos de pandemia: permite que o praticante não perca a resistência, e ainda consiga todos os benefícios de uma prática de atividade física: saúde, qualidade de vida e emagrecimento.

Como treinar?

Mas quais exercícios podemos fazer? Júnior Gomes gravou vídeos com alguns exemplos de treinos rápidos e simples pra você fazer hoje mesmo em casa! Confira a seguir:

Treino 1:

Treino 2:

De acordo com ele, todo mundo pode fazer esses treinos. “Esses exercícios podem ser feitos por qualquer pessoa que não tenha nenhuma restrição médica, pois são exercícios simples que usam basicamente o próprio corpo como ferramenta para execução dos movimentos”.

Mas será que esses treinos, sem máquinas, equipamentos e uso de pesos extras, podem trazer resultados como emagrecimento? “O treino surte efeito sim. Desde o início da pandemia eu passei a dar aulas para os meus clientes em casa, e percebi bons resultados nos últimos meses. Os treinos em casa são pautados em cima da calistenia, que são exercícios que utilizam o peso do corpo para queimar calorias e se fortalecer. Esse tipo de treinamento é tão eficaz que é muito utilizado pelos militares na preparação dos profissionais para o combate, por exemplo”, finaliza o professor.

Então, não tem mais desculpa! Se você estava precisando de uma alternativa de treinos mais rápidos, e que possam ser feitos em qualquer lugar, esses exercícios podem te ajudar a levantar do sofá e começar a se mexer!

Se quiser mais dicas, siga o professor Júnior Gomes no Instagram, no @juniorgomeseduf ou acesse seu canal no Youtube, o Treino Simples, para mais vídeos de treinos.

Sobre o Autor

Caren Diniz

Caren Diniz é jornalista formada em 2010 pela Universidade Paulista. Nascida e criada na capital de São Paulo, se mudou para Serra Talhada em 2011, e desde então, atua em veículos de comunicação locais, como a rádio Cultura e a Tv Asa Branca, afiliada Rede Globo.
Caren costuma escrever sobre jornalismo diário, e destaca histórias de personagens locais.

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário