Útero.
Saúde

Dicas para sentir conforto e bem-estar na menstruação

Que mulher nunca sentiu vontade de passar horas na frente da tv no primeiro ou segundo dia da menstruação? Ou teve uma crise de choro por algo que, depois, você mesma achou sem tanta importância?

Ou, quem sabe, sentiu que a coisa mais importante e urgente a fazer era comer um chocolate?

Seja como for, o que parece comum a quase todas as mulheres é sentir alterações no corpo e no estado de espírito. Em geral, há um desejo de dar uma pausa, de descansar, porque todo o corpo da mulher fica diferente mesmo. E tudo bem.

Agora, cada uma sente isso de um jeito e lida com tudo isso à sua maneira. Existem mulheres que, com a rotina agitada, passam pela menstruação sem notá-la muito, sem vivê-la com muita consciência.

Outras fazem questão de dar um tempo maior para si mesmas, observando os movimentos íntimos que surgem e permitindo-se mais serenidade e tranquilidade nesses dias.

Há aquelas, por sua vez, que passam os dias contando as horas para a menstruação acabar…

Caminhos interessantes

Mas, então, será que existem formas de buscar mais bem-estar e conforto na menstruação? Para Jessica Nunes (@yogaparaoparto), parteira domiciliar e professora de Yoga, a resposta é sim e começa na maneira como cada mulher se relaciona com o seu período pré-menstrual.

“Mesmo a mulher que não o ciclo muito regular sente quando está para chegar. Os seios ficam mais pesados, o ventre aumentando, o humor muda, enfim, sintomas que vamos aprendendo a perceber ao longo da vida.

Então, uma boa forma de ter mais conforto nos dias da menstruação é transformar a TPM num Tempo Para Mim, num período de mais autocuidado e observação”, defende Jessica.

Como fazer isso? “Pode ser sentar para ler um livro, ou pegar um óleo quentinho e fazer uma massagem nos pés antes de dormir, ou colocar os pés numa bacia com chá de camomila quentinho”, sugere.

Como comer melhor: dicas para sua qualidade de vida

11 medidas simples para você adotar

Aumentar a consciência sobre o próprio corpo e a conexão com a nossa própria natureza são ferramentas importantes, sem dúvida alguma.

E como cada uma tem seu jeito e suas preferências, selecionamos algumas medidas simples que você pode adotar em busca de mais bem-estar no seu ciclo (antes e durante a menstruação):

1- Permita-se dormir um pouco mais ou tirar uma soneca no meio do dia;

2- Não descuide da hidratação: beba bastante água, sucos e chás naturais (sem açúcar);

3- Tire alguns minutos diários para cuidar do seu corpo: pode ser uma prática de yoga, uma caminhada ou um alongamento relaxante;

4- Meditar é um santo remédio para aliviar as alterações de humor;

5- Evite alimentos ricos e gordura e sal, que retêm água no corpo e aumentam a sensação de inchaço (frituras, carne vermelha, salgadinhos e alimentos ultraprocessados);

6- Reduza ou interrompa o consumo de café e álcool, que “desidratam” o organismo e aumentam os sintoma da TPM;

7- Diminua o consumo de alimentos ricos em açúcar: eles aumentam a sensação de cansaço e falta de energia e, além disso, não são saudáveis.

8- Escolha uma atividade caseira que lhe dê prazer: ler um livro, assistir a um bom filme, tricotar, escrever, preparar receitinhas novas na cozinha etc.;

9- Evite encontros com pessoas que tendem a ser motivo de conflitos frequentes;

10- Sempre que possível, reduza um pouco o ritmo de trabalho, para dar mais tempo à sua natureza e ao seu ritmo mais natural.

11- Lembre-se: viver a menstruação pode ser uma oportunidade de autoconhecimento e de transformações profundas e necessárias. Aproveite!

 

Gostou das dicas? E você, o que faz para se sentir bem nesses dias? Conte pra gente!

*Ecoabs

Sobre o Autor

Redação Rochany Rocha

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário

Open chat