imagem pessoal de poder
Marketing Pessoal

Dicas para melhorar sua imagem nas redes sociais

“Quem não é visto, não é lembrado”. Eu tenho certeza que você já ouviu muito isso, mas nem sempre deu valor. Porém, quando se trata de marketing pessoal, essa é uma frase célebre.

Afinal, é justamente sobre isso que se trata o conceito. Todo e qualquer profissional precisa “aparecer” para se destacar e serem lembrados. Seja pelas empresas ou mesmo pelos possíveis clientes.

Contudo, apenas se fazer presente em eventos, encontros e reuniões não basta para fortalecer sua marca pessoal. Por isso, separamos algumas informações importantes para que você consiga estruturar sua marca e ter sucesso na sua carreira.

Importância do Marketing Pessoal para sua carreira

O marketing pessoal é uma disciplina que utiliza conceitos e instrumentos do marketing em benefício da carreira e da vida das pessoas, valorizando o ser humano em todos os seus atributos, potencializando suas qualidades para alcançar um objetivo.

Ou seja, assim como as empresas precisam fazer marketing para vender os seus produtos e serviços, os profissionais também devem buscar meios para fortalecer a sua imagem.

Para isso, é necessário que sejam desenvolvidas algumas ações para que você se torne uma referência naquilo que faz. Assim, será bem-visto pelas pessoas de sua comunidade e poderá ter mais chances de conseguir boas vagas de emprego ou clientes, caso atue como um profissional autônomo.

Vamos para a parte prática? Confira as dicas de como começar a construir sua marca e obter ótimos resultados.

imagem pessoal homem com barba

1. Cuidados com a sua imagem pessoal

Em qualquer situação, sua imagem é o seu cartão de visitas. Ter cuidado com ela pode abrir portas. Mas aqui não estamos falando apenas da aparência física, tampouco sobre os padrões de beleza impostos pela sociedade.

Quando falamos em imagem pessoal, nos referindo a manter uma boa aparência, se vestir de forma adequada conforme cada ocasião.

Usar uma maquiagem discreta, estar com cabelo e unhas limpas, para os homens, barbas bem feitas e bem cuidadas, mas também como você se comporta em todas as situações.

A gentileza e a educação são elementos fundamentais para que as pessoas tenham uma boa imagem sobre você. Vale lembrar que “a primeira impressão é a que fica”. Portanto, seja sempre simpático e amável.

networking marketing pessoal

2. Networking

Participações em eventos e encontros na sua área de atuação é uma ótima forma de ampliar relações, promover sua atividade e aumenta a possibilidade de você ser escalado para um projeto interessante.

marketing pessoal nas redes sociais

3. Uso das redes sociais

As redes sociais são excelentes mecanismos para que você possa desenvolver o seu marketing pessoal produzindo conteúdo para os seus canais, demonstrando que você tem conhecimento sobre aquilo que faz.

Isso não quer dizer que você precise virar escravo da internet e nem ficar fazendo dancinhas no Tik Tok para se exibir. O que você precisa ter é intencionalidade nas postagens.

Você precisa ter bem claro como quer que as pessoas te vejam, o que pretende com as postagens e para quem está falando para que a mensagem seja eficaz.

Se você se sente a vontade para gravar vídeos, aposte em materiais informativos, além de stories mostrando seu dia a dia no trabalho, por exemplo. Isso tudo ajuda a mostrar que você é interessado naquilo que faz.

Compartilhar conteúdos de portais de notícias ou blogs da sua área e fazer pequenos comentários, também podem ajudar a impulsionar positivamente sua imagem.

Um estudante de Direito, por exemplo, pode opinar sobre notícias que envolvem casos jurídicos, novos projetos de lei que estão sendo discutidos pelos políticos etc.

o que não postar nas redes sociaiso que não postar nas redes sociais

4. O que NÃO POSTAR

Assim como você precisa saber o que deve publicar nas redes sociais, é interessante saber também o que não deve ser publicado.

É claro que você pode e deve usar esses canais para se relacionar com os seus amigos e ser quem realmente é.

Também não tem problema nenhum em publicar fotos em uma baladinha ou num encontro com o crush.

O que não é recomendado é uma exposição desnecessária e exagerada de determinadas situações.

Evite, por exemplo, ficar postando muitas fotos segurando garrafas de bebidas alcoólicas ou em cenas constrangedoras.

Ou mesmo, para as mulheres, fotos na praia que mostrem mais pele do que tecido. Isso pode parecer um tanto vulgar dentro do seu segmento profissional.

Lembre-se sempre que o pessoal e profissional se misturam o tempo todo!

Imagine a seguinte situação: você está olhando os stories do Instagram e vê uma professora da escola do seu filho de 5 anos visivelmente alcoolizada, com uma garrafa de cerveja na mão, dançando em cima da mesa.

Quando for contar isso aos seus amigos, você vai dizer que fulana está bêbada na festa? Não, né? Provavelmente você usará o termo “professora”, que é o cargo que essa pessoa ocupa.

Isso acontece porque quando assumimos uma identidade profissional, nosso sobrenome se torna o nosso cargo ou função que exercemos.

E independente de sermos um profissional autônomo ou empregado de uma empresa, esses cuidados devem ser levados em conta.

Viu como profissional e pessoal não se separam? Por isso, é necessário ter cuidado com o que você posta nas suas redes sociais. Elas são excelentes para construir uma imagem positiva de uma pessoa, mas também podem destruir tudo rapidinho.

Em suma, o marketing pessoal se resume a trabalhar bem a sua imagem, transformando sua reputação em referência positiva, tanto no on-line quanto no off-line.

Quer continuar se desenvolvendo como profissional e pessoa? Então, não perca tempo e se inscreva no curso de Marketing Pessoal MARCA VOCÊ, clicando aqui!

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário