Projeto Linda
Destaques

Projeto LINDA detecta câncer de mama de forma indolor

Ter uma representante mulher na gestão tem feito diferença na vida das serra-talhadenses. Prova disto, são as inúmeras ações, só na saúde, proporcionando mais qualidade de vida e segurança.

Durante todo o mês da mulher, a Secretaria Municipal de Saúde realizou palestras das unidades de saúde da família, envolvendo os temas de prevenção de câncer de mama e câncer de colo uterino.

Além disso, foram promovidas rodas de conversa, sobre autocuidado e empoderamento feminino, com apoio do Nasf e palestras sobre ansiedade nos CAPS. Também foram intensificasos os exames citológicos, sendo realizado 1.035, além de 231 mamografias, só no mês de março.

Uma novidade que chamou bastante atenção, foi a campanha para inserção do DIU, atendendo 300 mulheres. Controlando a natalidade indesejada e dando mais liberdade para estas mulheres.

Mas gostaria de focar mais onde aperta o meu calo: Câncer. Seja de mama ou de colo uterino. E para estes quero usar este espaço e falar sobre o LINDA.

Homenageando todas as mulheres para o que realmente são, lindas, o Linda é quipamento utilizado para auxiliar na prevenção do câncer de mama. Um exame que avalia as mamas de forma rápida e indolor.

Este aparelho de mamografia é plataforma de auxílio à detecção da doença, utilizando uma técnica de diagnóstico não invasivo, que usa a termografia como fonte para que os profissionais de saúde visualizem e quantifiquem as mudanças na temperatura da superfície da pele das pacientes, por meio de raio infravermelho.

Atualmente, Serra Talhada conta com 5 aparelhos “Linda”, sendo 4 fixos nas unidades de saúde do Bom Jesus I, IPSEP II, Vila Bela e no bairro da Cohab I, e 01 aparelho itinerante, que visita as outras unidades e zona rural.

A realização do exame é feito com a própria profissional de enfermagem, no momento do atendimento. Em seguida, o médico avalia na plataforma e, caso tenha necessidade, encaminha para outros exames e tratamentos.

Exames como esse somam para o cuidado com a saúde da mulher. No meu caso, por exemplo, se já houvesse essa forma simples de detectar um nódulo cancerígeno, talvez meu tratamento fosse menos agressivo.

Mas a mensagem que eu deixo, mesmo sem ser no mês de outubro, é de CUIDADO!

Fazer exames regulares ajudam a detectar alguma alteração de forma preventiva, com altas chances de cura. E a rede municipal de saúde está preparada para atender e orientar as pacientes.

 

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário