Lifestyle Saúde

TESTE DA ORELHINHA: Entenda a importância de se fazer o exame!

Todo bebê está submetido a apresentar possíveis problemas auditivos ao nascer ou adquiri-los nos primeiros anos de vida. Com a finalidade de prevenir a deficiência auditiva ou até mesmo de remediar, no caso dos bebês que apresentam surdez congênita, o Setor de audiologia do Hospital São Francisco vem investindo num programa de triagem auditiva neonatal que tem como finalidade avaliar a audição em recém nascidos. Esse programa é eficaz no sentido de prevenção e cuidados auditivos, sendo indicado por instituições do mundo inteiro, visando o diagnóstico precoce de perda auditiva, uma vez que sua incidência, na população geral, é de 1 a 2 por 1000 nascidos vivos.
De acordo com a Fonoaudióloga Cibelly Brandão, “orienta-se realizar o teste da orelhinha, nos primeiros meses de vida do bebê (3 meses), detectando perdas precoces que possam influenciar no aprendizado da linguagem. Geralmente o exame é realizado no berçário em sono natural, de preferência no 2º ou 3º dia de vida. O tempo de duração varia entre 5 e 10 minutos, não tem qualquer contra-indicação, não acorda nem incomoda o bebê. Não exige nenhum tipo de intervenção invasiva (uso de agulhas ou qualquer objeto perfurante) e é absolutamente inócuo. A triagem auditiva é feita inicialmente através do exame de Emissões acústicas evocadas”.
Ainda de acordo com Cibelly, muitos fatores podem levar à surdez em bebês de 0 a 28 dias, como:
– História familiar: ter outros casos de surdez na família;
– Infecção intra-uterina: provocada por citomegalovírus, rubéola, sífilis, herpes genital ou toxoplasmose;
– Baixo peso;
– Hiperbilirubinemia: doença que ocorre 24 horas depois do parto. O bebê fica todo amarelo por causa do aumento de uma substância chamada bilirrubina;
– Medicações ototóxicas;
– Síndromes neurológicas: Síndrome de Down ou de Waldemburg, entre outros.
Mas não são só os recém-nascidos que precisam de cuidado, no que se refere perda de audição. Por isso, a Dra. Cibelly Brandão e os demais profissionais de fonoaudiologia que atuam no Hospital São Francisco realizam vários exames auditivos, como: audiometria Vocal e Tonal, Imitanciometria, Emissões otoacústicas, além de seleção e adaptação de próteses auditivas. Ah!! A Dra. Cibelly Brandão também pode identificar, avaliar e reabilitar pessoas com deficiência auditiva e/ou com problemas de equilíbrio.  
Então não deixe de cuidar da sua audição. Vá ao Hospital São Francisco e fale com a Dra. Cibelly Brandão! 

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário