Lifestyle Saúde Sem categoria

HPV: Apesar de ter cura, vírus ainda mata cinco mil mulheres por ano

Bom Dia meus amores!!

Vamos começar o dia falando de coisa séria!? O que você tem feito para se proteger do HPV? Nada!? Eu estive conversando com a Dra. Martha Arruda sobre o assunto e descobri, que apesar de ser um vírus sério, que pode causar o 4º câncer mais frequente entre as mulheres, ELE TEM CURA!

O INCA – Instituto Nacional de Câncer, órgão auxiliar do Ministério da Saúde no desenvolvimento e coordenação das ações integradas para a prevenção e combate ao câncer, aponta que, anualmente, cinco mil mulheres morrem e outras quinze mil descobrem ter câncer do colo do útero em nosso país. Para esse resultado, o HPV está relacionado a 99,7% dos casos.

Segundo a Dra. Martha, a infecção pelo HPV é considerada a DST com maior prevalência mundial e “sua transmissão é essencialmente por via sexual e vertical (da mãe para o filho), e apesar da alta prevalência, 91% dos pacientes com infecção ficam curados espontaneamente num período de 6 meses a 2 anos”.

Para a OMS, o método mais utilizado para o rastreio do câncer do colo do útero e lesões precursoras é a colposcopia oncótica (exame de papanicolau). Diante do resultado anormal, a paciente deve ser encaminhada para colposcopia, biópsia e/ou pesquisa de HPV, segundo orientação de seu ginecologista.

“Dentro desse contexto, vale salientar a importância em realizar consultas e exames de rotina. Só através do acompanhamento é possível que o o vírus HPV seja curado, evitando o Câncer”, afirma a ginecologista.

Para tanto, a vacinação contra o HPV é defendida como estratégia segura e eficaz para essa doença, devendo ser, preferencialmente, feita em jovens de 9 a 13 anos. Porém, não há contra-indicação em outras faixas etárias, nem mesmo em pacientes que já tenham tido contato prévio com o vírus.

“Essa faixa etária de 9 a 13 anos é considerada a de melhor resposta, pois a imunidade está alta e, em tese, com essa idade o jovem ainda não teve contato com o vírus, através da relação sexual”, explica Martha.

Em Serra Talhada a vacina está disponível tanto na rede pública, quanto na rede privada. Podendo ser em duas doses para jovens até 13 anos e 3 doses para maiores de 14 anos.

Então meus amores, vamos cuidar da nossa saúde sempre com muita antecedência. Não seja surpreendido (a) pelo HPV. Procure seu médico e realize exames de rotina. 😉

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

1 comentário

Clique aqui para deixar um comentário

  • Estou lendo seu blogue todos os dias pois tem muitas informações úteis e muitas novidades eventos o que vai acontecer diariamente na cidade muitas atrações sobre diversões e muito mais.