De acordo com Romero, “o caso de doenças como infecções, é possível que o peso na balança despenque assustadoramente, mas a maior parte desse peso é glicogênio e água, que é recuperado logo após alguns dias que a rotina normal é retomada. Em casos onde a pessoa estava treinando demais antes de parar de treinar por algumas semanas, é possível que ela volte até melhor do que antes, por permitir que o corpo finalmente descanse”.
Resumindo, se você precisou parar de treinar por uma ou duas semanas, no geral, não há com o que se preocupar, apenas preste atenção redobrada ao aquecimento na primeira semana de volta a academia.
Agora, se o tempo afastado da musculação é maior, digamos três semanas, um mês e um ano em diante, as regras mudam totalmente. Antes de qualquer coisa, é preciso entender o que não fazer ao voltar a treinar porque geralmente é o que a maioria das pessoas fazem (e se dão mal).
Quando as pessoas param de treinar por um tempo considerável e retornam, a primeira coisa que vem em mente é tentar recuperar o tempo perdido o mais rápido possível. Isto, na maioria das vezes, significa continuar exatamente de onde pararam, ou seja, treinando com o mesmo volume, intensidade e cargas que antes.
Geralmente acontecem duas coisas: o praticante vai se lesionar logo de cara ou vai forçar tendões e ligamentos além do normal, ao ponto de favorecer uma lesão no futuro, quando o treino ficar mais pesado. Independente do caso, jamais volte a academia fazendo as mesmas coisas que fazia antes, pois provavelmente você vai se machucar.
Como voltar a treinar da maneira correta
Você não vai gostar disso, mas se o tempo longe da academia já passou de um mês em diante, a melhor estratégia para voltar a treinar, com segurança, é voltar como se você fosse um iniciante novamente.
Isto significa começar com pouco volume de treino, baixa intensidade e gradualmente aumentar até voltar ao normal (ou até melhor). No momento da volta, você precisa se desprender de como era seu treino antes e aceitar que precisa começar devagar. O treino bastante recomendado para voltar é um treino fullbody (de corpo inteiro), com pouco volume, realizado três vezes por semana, de forma leve por duas ou três semanas.
A respeito do treino conter exercícios compostos desde o primeiro dia da volta, não há grandes problemas, desde que o praticante esteja obedecendo as regras e treinando leve. No mais, incluir exercícios compostos desde o inicio, só vai acelerar a readaptação (neural e física), fazendo você voltar onde estava antes muito mais rápido.
Em suma, voltar a treinar depois de um tempo parado significa voltar treinando leve, como se fosse um iniciante. Semana após semana você poderá subir as cargas gradualmente, assim que você estiver treinando no seu máximo, é possível voltar a sua rotina comum (isto vai acontecer em poucas semanas por conta da memória muscular, acredite).
Apenas é válido reforçar que NUNCA é indicado começar treinando pesado logo de cara. Apesar da memória muscular acelerar a readaptação e logo após alguns dias seja possível usar cargas maiores, o mesmo não acontece com seus tendões e ligamentos. Isto significa que mesmo que os músculos estejam aguentando as cargas, os seus tendões e ligamentos ainda não.
Sempre comece devagar quando voltar a treinar depois de um tempo parado. Sempre.
Se você está odiando isso tudo ou está lendo para se prevenir no futuro, considere que a melhor estratégia sempre será NUNCA parar de treinar ou, ao menos, se manter longe de lesões em primeiro lugar.
Boa sorte.
Deixe um comentário