Recentemente fiz uma viagem bem rápida à Teresina, capital do Piauí, minha terra natal e a única do Nordeste que não possui litoral. Então resolvi apresentar para você, que apesar da falta de praias, porém, é a cidade é recompensada por outros atrativos, como o encontro dos rios Poty e Parnaíba, os bons restaurantes de culinária típica e as boas compras no quesito artesanato e vestuário. Para amenizar o calor que assola a cidade o ano todo,
parques e praças arborizadas espalham-se por ruas e avenidas, dando-lhe o título de
Cidade Verde.
O mais tradicional passeio da capital é o que leva ao encontro dos rios. Os barcos partem do Parque Ambiental Encontro dos Rios, no bairro do Poty Velho, que abriga um
núcleo de ceramistas. Na volta do tour, conheça os belos trabalhos.
Para comprar arte em madeira – especialidade do artesanato piauiense, principalmente quando a temática é religiosa – circule pela Central de Artesanato, na Praça Pedro II. Oratórios, santos e personagens bíblicos são as peças mais bonitas, assim como as bolsas e os jogos americanos feitos com fibras de madeira de buriti.
Na hora de degustar a gastronomia local, siga para o outro lado do rio Poty. Nos bairros de Fátima, Jóquei e São Cristóvão estão alguns dos melhores restaurantes da cidade. Para abrir o apetite, prove a tiquira, uma aguardente de mandioca.
Entre os pratos principais fazem sucesso o
Capote, à base de galinha d’angola; o
Arroz Maria Izabel, com carne-seca picada; a Paçoca (carne-seca desfiada com farinha e socada no pilão) e a Peixada de Piratinga, feita com leite de coco e batata-doce. Para acompanhar, vá de cajuína, um exótico suco de caju gaseificado.
Relacionado
Deixe um comentário