*Texto de Niedja Brandão / Fotos:Colégio Primeira Classe
O dia 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down e foi incluído no calendário da ONU para que, em vários países, seja despertada a conscientização sobre a importância da inclusão das pessoas com essa mutação genética na sociedade com seus direitos e deveres. Focando nessa conscientização, o CPC – Colégio Primeira Classe promoveu uma semana inteira de atividades e eventos.
A diretora do CPC, professora Juliana Brandão, explica que, nesse período, os alunos, suas famílias, os professores, colaboradores e toda a comunidade se dedicaram a conhecer melhor sobre as peculiaridades da pessoa com Síndrome de Down e a despertar as mentes para repensar sobre o seu acolhimento e a sua inclusão no ambiente escolar.
Entre as ações realizadas, a preferida dos alunos foi o “PRIMEIRA CLASSE EM DEBATE: SÍNDROME DE DOWN E INCLUSÃO ESCOLAR”. Nessa atividade, os nossos jovens juntamente com professores e profissionais convidados polemizaram e debateram sobre o tema com muita empolgação e alegria.
O Colégio Primeira Classe defende a inclusão escolar realizada da forma mais correta e natural. A escola trabalha observando a legislação. Existe no corpo de colaboradores, a presença do mediador escolar e são aplicadas as técnicas pedagógicas mais adequadas a cada caso em particular.
O encerramento dessa semana tão importante e produtiva se deu com o HAPPY DOWN 2018 – 1º Seminário Sobre Educação Inclusiva do Colégio Primeira Classe, na noite de 22 de março de 2018. O gestor educacional Cristovão Magalhães abriu o evento de ensinamentos apresentando as palestrantes Dra. Socorro Rocha, Saffira Luna e Dra. Ellen Poliana e dando as boas-vindas a todos os participantes. Na programação teve:
HAPPY DOWN 2018 1º SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO COLÉGIO PRIMEIRA CLASSE 22.03.2018 DAS 19H AS 22H PROGRAMAÇÃO MEDIAÇÃO ESCOLAR Saffira Presbítero Reis e Luna (Graduanda em Pedagogia pela UniCesumar, Especialista em Transtorno do Espectro do Autismo, Mediação Escolar e Apoio Terapêutico) LINGUAGEM ORAL Dra. Socorro Rocha (Fonoaudióloga formada pela UNICAP, Especialista em Audiologia e em Voz) SER UMA MAMÃE DE DOWN MINHA EXPERIÊNCIA DE AMOR E APRENDIZADO Dra. Ellen Polliana Ramos Souza (Professora da UFRPE, Coordenadora do Programa de Inclusão Digital da APAE e mãe de Gabriel) |
O seminário foi rico em troca de conhecimentos científicos e também dos advindos das experiências práticas de todos os presentes.
“É uma satisfação encontrar nossa sala repleta de estudantes e profissionais preocupados em se aprimorar no atendimento educacional especializado”, conta a coordenadora pedagógica do CPC, Niedja Brandão, que acrescenta: “Nós acreditamos na educação e no seu poder transformador, bem como no potencial dos educadores de Serra Talhada. Nós somos uma cidade capaz de realizar a inclusão escolar e de fazer uma educação de excelência”.
Ao final, foi realizado o sorteio de uma Bolsa de 50% de desconto para o curso de Pós-Graduação em Atendimento Educacional especializado – Educação Especial e Inclusiva.
Confira algumas fotos do Seminário!
Deixe um comentário