Susana Werner decretou: Vai desativar o modo férias. Neste domingo (11), a atriz e mulher de Julio César subiu na balança e se mostrou preocupada com o número que viu.
“Chega de férias. Só tenho 1,67. Tô ficando preocupada”, escreveu ao ver que a balança apontava 65,5 kg.
Essa é uma preocupação de todos. Há um tempo, preocupação maior por parte das mulheres, hoje os homens também têm se preocupado mais com a forma física e mesmo com a saúde.
A combinação entre comer demais e não praticar exercícios físicos suficientes para queimar o excesso de calorias é atraente, mas um perigo para a saúde. Com o peso ideal, o organismo será mais saudável.
No Brasil, estima-se que 33% da população com mais de 18 anos apresenta peso acima do esperado, apesar dos sérios problemas por déficit nutricional entre pessoas de baixa renda. Quem tem excesso de peso está mais propenso a sofrer de doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de câncer.
O seu peso fica estável se o conteúdo energético do alimento consumido estiver balanceado com as necessidades do seu organismo. Para manter um peso saudável, aprenda a alimentar-se e exercitar-se corretamente. Classifica-se como obeso aquele que pesa acima de 20% a mais do que seu peso máximo ideal.
Calcule seu IMC aqui!
Por exemplo, se você tem 1,60 m (160 cm) e 29 anos, seu peso ideal será 56,61 Kg. Mas não se assuste com este resultado, pois podem surgir variações de até 10 Kg, a mais ou a menos, dependendo da estrutura óssea e desenvolvimento dos músculos. Você pode se considerar uma pessoa de ossos grandes se seu pulso medir mais que 16,50 cm (meça o pulso direito, a não ser que seja canhota).
- Você sabe quantas calorias por dia seu corpo precisa para se manter em forma? Doze vezes seu peso ideal. (Com mais de 40 anos, o cálculo muda para 10 vezes seu peso ideal.) Você pode aumentar o número de calorias (e comer um pouco mais!) tomando um café reforçado bem cedo (antes das 8), quando a maioria das calorias é queimada. Depois, um almoço leve e um jantar mínimo!
- Músculos são mais pesados que gordura, por isso as atletas tendem a pesar mais que as não praticantes de esportes ou atividades físicas. Por exemplo, quem tem 1,60 m e faz muita ginástica pode estar usando manequim 40 e pesando 56 Kg. Outra pessoa, com o mesmo 1,60 m, que não tenha atividade física, provavelmente usaria tamanho 44/46, se estivesse com esse peso.
- Para verificar se as gordurinhas estão mesmo sobrando, faça o teste do “beliscão”: belisque alguma parte na região acima da cintura… se conseguir segurar mais que 3,5 cm (aproximadamente três dedos), você é grande candidata a fazer exercícios e dietas para emagrecer. A camada gordurosa considerada normal tem em média 2,5 cm. Se na hora do “beliscão”você medir menos que isso, provavelmente está precisando ganhar alguns quilinhos!
- Além do excesso de gordura, existem outros sinais que indicam excesso de peso, como frequente falta de ar, sensação de corpo pesado, frequente sensação de calor e juntas doloridas na parte inferior das costas, quadris e joelhos.
Deixe um comentário