O Natal do ano passado foi marcante para o produtor de conteúdo Jorge Diogo, de 25 anos. Ao abrir o embrulho dado pela mãe na hora da troca de presentes, ele encontrou um estojo de maquiagem. “Foi a minha primeira paleta de sombras, e chorei muito quando vi do que se tratava”, recorda-se. “Não esperava. Achei muito lindo vê-la me dar algo que, conforme a educação que recebeu, seria associado exclusivamente ao universo feminino.”
Ao que tudo indica, a mãe de Jorge anda atenta aos sinais. Assim como o seu filho, rapazes do mundo inteiro não param de ganhar espaço no setor da beleza, com perfis que fazem o maior sucesso nas redes sociais. Só para citar dois dos mais célebres, o americano Jake Warden estourou em 2017, quando ainda tinha 15 anos, com suas maquiagens capazes de deixar muita gente de queixo caído. Hoje, ele tem quase dois milhões de seguidores no Instagram, afoitos por seus tutoriais e dicas. Outro bam-bam-bam é o inglês Gary Thompson (@theplasticboy), o primeiro rosto masculino a estrelar uma campanha de grande escala no ramo. Em 2016, ele fechou um contrato com a L’Oréal e tem, atualmente, mais de 300 mil seguidores.
No Brasil, os meninos não ficam para trás. Jorge gosta de pensar na make como uma maneira de “vestir” diferentes personas, que ele já vinha desfilando da festa descolada ao Rock in Rio, antes da pandemia. Para construí-las, o jovem tem se aperfeiçoado a cada dia, enquanto compartilha suas conquistas com os mais de 18 mil seguidores no Instagram. Vez ou outra, porém, ainda escuta comentários preconceituosos, aos quais responde “no deboche”. “Um cara já me falou que nunca vou arranjar namorado por ser efeminado demais. Outros dizem: ‘Está muito bonito, mas precisa tirar a barba’”, relata.
Jorge também é questionado, com frequência, se costuma se montar como drag queen, arte que adora, mas não se trata exatamente do seu caso. “Acho lindo ver os homens entenderem que podem usar maquiagem ou salto sem precisar se transformar numa drag, de fato, o que é uma arte muito profunda e vai muito além da make”, diz.
Quem também mergulha nas cores de maneira semelhante é o tradutor de roteiros para dublagem Luiz Cantú, de 36 anos. Doutor em bioquímica, área em que atuou por mais de uma década, ele só se permitiu experimentar a maquiagem em público depois de começar a ter um contato mais direto com o setor artístico, em função do seu ofício atual. Sua dedicação já o levou ao status de expert e ao posto de vencedor de um concurso no programa “Super Bonita”, do GNT. O reconhecimento pela família também é uma realidade: “Já passei batom vermelho até no meu pai, o que é um avanço, porque ele é militar.”
Em seu Instagram, Luiz explora desde looks mais simples a criações com pegada artística, como pinturas e grafismos faciais. Para os rapazes interessados, suas dicas também levam em conta as particularidades do rosto masculino. “A nossa pele tem poros mais pronunciados. Então, precisamos tratá-la e usar primers para reduzir essa textura”, indica. “Também temos sobrancelhas mais baixas, o que diminui a área a ser explorada sobre os olhos. Uma opção é apagá-la com cola (truque muito usado por drag queens para unir os pelos e deixá-los bem rente à pele).”
As peculiaridades masculinas também têm sido exploradas pelo stylist e artista visual Felippe Aquino, de 25 anos. Do tipo que não sai de casa sem uma base no rosto, ele tem aprimorado as técnicas, conforme sua realidade. “Passo um pó bronzeador embaixo do maxilar inteiro, e aí fica escuro e dá a sensação da linha. Depois, aplico só um pouco de iluminador na linha do osso para dar uma luz”, diz, sobre o contorno indicado para rostos mais quadrados.
Difícil? Então, dê uma espiada no Instagram do stylist Antonio Schuback. Seguindo à risca o isolamento social recomendado nos meses de pandemia, ele se aprofundou ainda mais nas técnicas de maquiagem voltadas aos olhos. “Não uso base ou corretivo nem passo nada na boca”, diz ele, que já deu fim a dois potes de demaquilante, desde o início da quarentena. Algumas de suas criações fizeram tanto sucesso, que vão até virar filtro para o Stories, nas próximas semanas.
Aficionado por cores, Antonio também caiu nas graças do público infantil com seus desenhos superelaborados. Recentemente, foi convidado para fazer um tutorial de maquiagem pelo Zoom na festa de aniversário de uma garotinha. Ele amou a experiência. Um verdadeiro arco-íris de energia.
*O Globo00
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