Setembro é um dos meses mais importantes para a indústria, pois é quando ocorrem as apresentações das coleções de primavera/verão nas principais capitais
Por conta do novo coronavírus, todos os setores da sociedade precisou se reinventar e com a moda não foi diferente. Nos meses de junho e julho, enquanto ainda tentávamos entender a dimensão da pandemia e como lidar com a nova doença, os desfiles de moda da alta costura e resort foram cancelados e as marcas exploraram alternativas diferentes para apresentar suas coleções.
Setembro chegou, e mais uma vez a indústria fashion precisou repensar seu formato e desfiles, já que o mês marca o início das semanas de moda da temporada de primavera/verão. Tradicionalmente, Nova Iorque, nos Estados Unidos, é a capital que abre o fashion Month.
Iniciado neste domingo (13), com a apresentação presencial do estilista Jason Wu em um rooftop, o evento acontece em menos dias do que de costume, antes eram sete dias de desfiles e este ano, e de forma híbrida, com marcas podendo escolher entre pequenos show com público de até 50 pessoas e seguindo um rígido protocolo de higienização, ou ativações digitais.
Após o NYFSW, entre 17 e 22, começa a Semana de Moda de Londres, que também seguirá o formato híbrido. O evento contará com 50 ativações digitais, 21 apresentações, que misturarão físico e digital, além de 10 shows ou eventos presenciais.
Dia 23 começa a Semana de Moda de Milão, que apesar de ser a cidade mais atingida pela pandemia, está comprometida a ter a maioria dos eventos presenciais, a fim de apoiar a indústria fashion, um dos maiores pilares culturais e econômicos da Itália.
As marcas Dolce & Gabbana e Fendi apresetarão suas coleções ao vivo, enquanto Gucci e Bottega Vaneta não participarão da temporada. Por outro lado, Valentino, que normalmente se apresenta em Paris, decidiu fazer parte da Milan Fashion Week por segurança, já que a maioria das suas produções são feitas na Itália, e também para amparar o país.
Paris seguirá Milão na estratégia de manter a maioria dos eventos presenciais. A partir do dia 29, as grifes francesas apresentarão suas coleções, em sua maioria, com desfiles abertos a um público reduzindo e seguindo rígidos protocolos de higiene. Dior iniciará a fashion week, seguida de grandes marcas como Balmain, Chanel e Louis Vuitton. Comme des Garçons, Off-White by Virgil Abloh e Saint Laurent, que são figurinhas carimbadas do evento, pularão a temporada e farão suas apresentações no seu próprio ritmo.
No Brasil
O São Paulo Fashion Week ocorrerá só entre 4 e 8 de novembro, mas já divulgou como será sua programação. Depois de anunciar que também seguiria uma linha de eventos físicos com restrições e ativações digitais, a semana de moda nacional mudou o formato após entender que ele não seria seguro para os profissionais e convidados. Agora, o SPFW será inteiramente digital e contará com conteúdos em comemoração aos 25 anos do evento. A grande festa que estava planejada para esse ano, será adiada até 2021.
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